Paraná terá calor, temporais e risco de granizo

O tempo no Paraná nesta semana será marcado por variação de nuvens, aumento das temperaturas e a formação de pancadas de chuva acompanhadas de temporais localizados. De acordo com o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, o padrão atmosférico favorece calor, abafamento e instabilidades em diversas regiões do Estado.

A segunda-feira começa com maior presença de nuvens, principalmente entre o Centro-Sul, Campos Gerais e a Faixa Leste. Chuviscos ocasionais ainda podem ocorrer na Serra do Mar e em áreas próximas às praias. No entanto, ao longo da manhã e da tarde, o sol volta a predominar e as temperaturas se elevam.

Com o aquecimento, há condições para pancadas de chuva em várias áreas do Paraná, especialmente nas regiões que fazem divisa com o Mato Grosso do Sul e São Paulo, como o Norte, Noroeste e Oeste do Estado. No final do dia, não estão descartados temporais localizados, com chuva mais intensa em pontos isolados.

Terça-feira terá calor próximo dos 35 °C no Interior

Na terça-feira, o cenário será bastante semelhante ao da segunda. As temperaturas sobem em praticamente todo o Paraná, inclusive na Faixa Leste, que vinha registrando valores mais amenos nos últimos dias. Em algumas cidades, os termômetros podem se aproximar dos 30 °C.

Novamente há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas localizadas. Desta vez, as instabilidades devem ocorrer de forma mais abrangente, podendo atingir também a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral.

O calor será ainda mais expressivo nas regiões Oeste e Norte do Estado, onde as temperaturas podem chegar perto dos 35 °C. O abafamento aumenta a sensação térmica e favorece a formação de nuvens carregadas ao longo da tarde e da noite.

26,5 mil vagas de emprego no Paraná, Pato Branco 1.431 vagas

Quarta-feira terá temporais isolados e rajadas de vento

Na quarta-feira, o padrão atmosférico se mantém, com variação de nuvens pela manhã e maior aquecimento durante o dia. À tarde, voltam a se formar pancadas de chuva isoladas em todas as regiões do Paraná.

Há previsão de temporais, principalmente entre a tarde e a noite. As áreas do Centro, Norte e Oeste do Estado merecem atenção redobrada, já que o aumento dos ventos em altitude pode intensificar as tempestades.

Nessas regiões, existe risco de rajadas de vento mais fortes e queda pontual de granizo. Embora os eventos mais severos devam ocorrer de forma localizada, o Simepar orienta que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo.

Quinta e sexta terão instabilidades mais intensas

Entre quinta e sexta-feira, as instabilidades aumentam de forma mais significativa no Paraná. O tempo segue abafado, mas, devido à maior presença de nuvens e chuva, as temperaturas não sobem tanto quanto nos dias anteriores, ficando em torno dos 30 °C em grande parte do Estado.

Com esse cenário, cresce o risco de tempestades em todas as regiões paranaenses. As áreas Oeste, Norte, Sul e também a Faixa Leste, incluindo o Litoral, podem registrar pancadas de chuva mais intensas acompanhadas de trovoadas.

O Simepar alerta que as tempestades podem ocorrer de maneira irregular, com acumulados de chuva elevados em curtos períodos, além de rajadas de vento e possibilidade de granizo em pontos isolados.