O mês de junho, que marca o início do inverno, deve começar com temperaturas negativas no Paraná, segundo previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O avanço de uma massa de ar polar está sendo monitorado e pode provocar uma queda significativa nas temperaturas em todo o Estado a partir do dia 27 de maio.
De acordo com o Simepar, a menor temperatura registrada no Paraná em 2025 até agora foi de 4°C em Palmas, no dia 29 de abril. No entanto, a chegada de uma nova frente fria, acompanhada de uma massa de ar polar de origem continental, deve intensificar o frio nos próximos dias.
Antes da queda brusca nas temperaturas, o Estado deve registrar chuvas e temporais localizados, com rajadas de vento em diversas regiões. “A frente fria prevista para a próxima semana tem características continentais, que devem provocar uma queda mais abrangente de temperatura por todo o Paraná”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar. “Logo atrás dela, uma massa polar avança e trará um resfriamento ainda mais acentuado”, completa.
Previsão de frio intenso e risco de geadas
Entre os dias 28 de maio e a primeira semana de junho, as manhãs ficarão geladas em todas as regiões do Estado. Há previsão de mínimas próximas de 0°C e até temperaturas negativas nas regiões extremo Sul, Centro-Sul e Sudeste. No Norte do Paraná, onde os termômetros ainda marcam temperaturas elevadas, a mínima pode cair para cerca de 4°C.
Com o tempo seco e frio, aumenta o risco de geada. Segundo Furlan, “há risco alto de geadas nas faixas Sul, Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste do Paraná, podendo haver geadas fortes na metade Sul. Nas regiões Noroeste e Norte, o risco é moderado”.
O Simepar recomenda o acompanhamento do Alerta Geada, disponível no site www.simepar.br, onde é possível verificar com 72 horas de antecedência as áreas com possibilidade de geada e sua intensidade. O serviço é realizado desde 1995 em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).
O Simepar opera com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, fornecendo dados para órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Paraná. A estrutura permite monitorar desde chuvas intensas, alagamentos e deslizamentos, até incêndios e secas.
A previsão do tempo detalhada para os 399 municípios do Paraná está disponível no site oficial do Simepar, com atualizações duas vezes ao dia. Os dados incluem temperaturas mínimas e máximas, probabilidade de chuva, umidade relativa do ar e direção dos ventos, com detalhamento por hora para o dia atual e o seguinte.
Como o sistema atmosférico está em constante mudança, o Simepar recomenda acompanhar a palavra do meteorologista e os boletins diários divulgados no site, redes sociais e canal no WhatsApp. Os meteorologistas interpretam e contextualizam os dados, explicando os fenômenos previstos para cada região do Estado.
Comentários estão fechados.