O programa Asfalto Novo, Vida Nova, considerado um dos maiores esforços do Governo do Paraná na qualificação urbana, superou a marca de R$ 1 bilhão aplicado em projetos de pavimentação já concluídos ou em andamento.
A iniciativa tem como objetivo eliminar o pó e a lama das áreas urbanas dos pequenos e grandes municípios do Estado.
Lançado em 2019, o programa já entregou mais de 418 quilômetros pavimentados, beneficiando 3,5 mil ruas que antes não tinham cobertura asfáltica. Até o momento, 168 municípios paranaenses receberam obras já concluídas, consolidando o programa como referência na urbanização de cidades.
Maior programa de urbanização da América do Sul
O Asfalto Novo, Vida Nova também inclui calçadas acessíveis, galerias pluviais e iluminação de LED, ampliando o alcance das melhorias urbanas. Em 2024, o programa foi acelerado pela Secretaria de Estado das Cidades, impulsionando transformações significativas na rotina dos paranaenses.
O secretário das Cidades, Guto Silva, destacou a relevância dos investimentos:
“Este é um marco histórico. Caminhamos para os 500 quilômetros desse programa que tem feito uma revolução nos eixos urbanos. São bairros inteiros com pavimentação, tirando a população do pó e da poeira, com iluminação em LED. É um novo Paraná, iluminado, pavimentado e olhando para a frente”, afirmou.
Investimentos chegam a 386 municípios e seguem em expansão
O volume total de ações do programa alcança R$ 5,3 bilhões, contemplando 386 municípios. Obras em execução somam R$ 655 milhões distribuídos entre 139 municípios, enquanto outros projetos autorizados para licitação ultrapassam R$ 456 milhões.
Para garantir transparência e acompanhamento em tempo real, o Governo do Estado disponibilizou o Asfaltômetro, plataforma online que apresenta a quilometragem pavimentada e os valores investidos em cada cidade.
Segundo Camila Mileke Scucato, superintendente executiva do Paranacidade, os dados confirmam o impacto direto do programa na vida das comunidades.
“Ao substituir vias de terra por pavimentação de qualidade, o programa melhora a mobilidade, reduz poeira e lama, aumenta a segurança e valoriza os bairros. É um investimento direto na qualidade de vida e no desenvolvimento urbano”, destacou.
Municípios com obras concluídas e resultados expressivos
Renascença
O município recebeu R$ 9,2 milhões em obras concluídas, totalizando 4,24 km pavimentados. Com isso, Renascença atingiu 95% da malha urbana asfaltada.
Sabáudia
Sabáudia investiu R$ 6 milhões para pavimentar 7,98 km antes localizados em leito natural, alcançando 91% da cidade pavimentada.
O prefeito Hugo Manueira explicou que parte dos recursos beneficiou o parque industrial:
“Quando chovia, até os caminhões enfrentavam dificuldades para sair com o produto pronto ou entrar com matéria-prima”, afirmou.
Antonio Olinto
A cidade recebeu R$ 7,6 milhões para pavimentar 7,24 km, chegando a 74% da malha revestida. Foram asfaltadas dez vias importantes, incluindo as ruas Jaime Train, Estanislau Boczkovski e Theodoro Kogelinski.
O prefeito Fabio Machiaveli destacou os impactos econômicos e sociais das obras e elogiou o trabalho do governador Ratinho Junior e do secretário Guto Silva.
Além desses municípios, o Paraná possui 17 cidades com áreas urbanas completamente pavimentadas ou com projetos em andamento para cobertura integral: Itaguajé, Alvorada do Sul, Sertaneja, Flórida, Nova Santa Bárbara, Quinta do Sol, Arapuã, Nova Cantu, Farol, Boa Esperança, Ubiratã, Jesuítas, Brasilândia do Sul, São José das Palmeiras, Santa Helena, Itaipulândia e Serranópolis do Iguaçu.
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Impactos diretos na rotina urbana
O programa Asfalto Novo, Vida Nova vai além da pavimentação. Com novas ruas asfaltadas, o transporte escolar torna-se mais seguro, ambulâncias ganham acesso mais rápido e pequenos comércios se fortalecem.
A iluminação de LED amplia a segurança durante a noite, enquanto calçadas acessíveis garantem condições adequadas para pedestres e pessoas com mobilidade reduzida.
A expansão segue em ritmo acelerado. De acordo com Guto Silva, novas frentes de trabalho avançam em municípios maiores e em bairros periféricos que antes estavam fora do alcance da pavimentação. O objetivo é reorganizar completamente o espaço urbano, garantindo infraestrutura igualitária a todas as regiões das cidades.





