Paraná utilizará Método Stanford para ensino de Matemática

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) assinou Termo de Cooperação com Itaú Social e Instituto Canoa para implementar método desenvolvido na Universidade de Stanford (Stanford University), nos Estados Unidos. A iniciativa fortalece formação continuada de professores de Matemática da rede estadual a partir de 2026, sem custo para recursos públicos.​

O secretário Roni Miranda conheceu a metodologia durante formação em Stanford, presente em países com alto letramento matemático. “Essa referência internacional reforça a relevância e consistência da proposta para o Paraná”, afirmou. A Seed foca recomposição da aprendizagem por meio de curso articulado e prático para docentes.

Foco em compreensão profunda e equidade pedagógica

O Instituto Canoa, parceiro de longa data de Stanford, atua na elaboração de materiais formativos e capacitação de formadores do Núcleo Formadores em Ação. Esses profissionais conduzirão Grupos de Estudos (GEs) com cursistas, apoiando práticas para avanço da aprendizagem em Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.​

O professor Fernando Carnaúba, fundador do Canoa e docente em Stanford, enfatiza compreensão além da memorização. “Apoiamos raciocínio proporcional em vez de decorar regra de três, focando Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (CPC) e equidade para nenhum aluno ficar para trás”, explica. Carnaúba doutorou-se em Educação Matemática na Universidade de Columbia em 2019.​

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Impacto em 3 mil professores e 500 mil estudantes

A capacitação inicial atinge 40 professores do Formadores em Ação e técnicos pedagógicos da Coordenação de Currículo. As ações alcançam cerca de 3 mil docentes de Matemática, beneficiando mais de 500 mil alunos nos anos finais do Fundamental e 3ª série do Médio na recomposição da aprendizagem.​

Gilmara de Fátima Weingartner, chefe do Núcleo Formadores em Ação, destaca aprendizado contínuo. “As avaliações externas mostram necessidade de mudança; esta parceria supera desafios na aprendizagem dos estudantes”, afirma. As formações baseiam-se no currículo e materiais da Seed, apoiando rotina docente desafiadora, reforça Carnaúba.​

A equipe de Stanford realiza pesquisas de acompanhamento. Aulas iniciam em março de 2026, com Itaú Social custeando integralmente o convênio.