O Brasil começou com força no primeiro dia de competições do atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com a classificação da atleta paranaense Valdileia Martins para a final do salto em altura. Nesta sexta-feira, Valdileia atingiu a marca de 1,92 metro, garantindo a 11ª posição entre as 12 finalistas, em um grupo composto por 32 competidoras.
Valdileia, que recentemente quebrou seu recorde pessoal em treinamento ao saltar 1,93 metro, mostrou confiança e preparação mental para a competição. “Eu estava treinando super bem. Antes de eu viajar para cá na segunda-feira, eu fiz um treino e quebrei o recorde em treinamento, saltei 1,93 m. Eu estava realmente pronta para o resultado,” comentou a atleta em depoimento à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Mesmo com uma entorse no tornozelo durante a tentativa de 1,95 metro, Valdileia manteve a compostura e garantiu sua vaga na final. A atleta e seu técnico, Dino Aguiar, estão satisfeitos com o resultado até agora, conforme planejado para essa Olimpíada.
Após a lesão, Valdileia foi avaliada pelo médico André Guerreiro e iniciou um tratamento intensivo, envolvendo medicamentos e fisioterapia, para se recuperar a tempo da final, que acontecerá no próximo domingo, 4 de agosto, às 14h55 (horário de Brasília). O especialista informou que a atleta apresenta dor e um edema moderado no tornozelo, mas está confiante na recuperação.
LEIA MAIS
Com a marca de 1,92 metro, Valdileia Martins igualou o recorde brasileiro de salto em altura, estabelecido há 35 anos por Orlane Maria dos Santos. Este feito acrescenta ainda mais brilho à trajetória da atleta, que também conquistou ouro no Campeonato Íbero-Americano em Cuiabá, em maio deste ano, ao saltar 1,88 metro.
Comentários estão fechados.