Chegou ao fim a edição 2025 da Gymnasiade, a maior competição escolar do mundo para atletas de até 15 anos, realizada entre os dias 4 e 14 de abril em Zlatibor, na Sérvia. O Brasil encerrou sua participação entre os três primeiros colocados no quadro geral de medalhas, com um total de 137 conquistas. Desse total, 11 medalhas vieram de atletas paranaenses — quatro de ouro, duas de prata e cinco de bronze.
Dos 20 alunos-atletas do Paraná que integraram a delegação brasileira, seis medalhas foram conquistadas por esportistas ou treinadores apoiados pelo Governo do Estado, por meio dos programas Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) e Proesporte. A participação foi fruto da parceria entre a Secretaria do Esporte do Paraná (SEES) e a Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDE-PR), filiada à Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
A Gymnasiade acontece a cada dois anos e reúne cerca de 25 modalidades, sendo quatro paradesportivas, com o objetivo de promover o espírito esportivo, a integração entre nações e o desenvolvimento do esporte escolar em nível global.
“É gratificante ver todo o esforço e planejamento do Governo do Paraná sendo refletido nos resultados. Esse ciclo, que começa na fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná e pode culminar em uma competição internacional, como a Gymnasiade, mostra a força do nosso sistema esportivo”, afirmou Clésio Prado, diretor de Fomento e Promoção do Esporte da SEES.
Destaques por modalidade
Atletismo
A equipe brasileira de atletismo conquistou cinco medalhas na Gymnasiade: uma de ouro, duas de prata e duas de bronze. Entre os destaques paranaenses está Maria Clara Francez, de Paranavaí, que conquistou ouro no salto em altura ao atingir 1,70 metro.
Rafael Schürmann Briganó, de Rolândia, também brilhou com duas medalhas: prata no revezamento medley e bronze no 4×100 metros. Já Ana Flávia Oliveira, de Maringá e bolsista do GOP em 2023, somou mais dois bronzes: um no arremesso de peso e outro no lançamento do dardo. A equipe foi comandada por Sidmar Andrigheto, técnico de Campo Mourão e bolsista do GOP em 2024.
Vôlei de Praia
O vôlei de praia brasileiro foi representado por atletas de Dois Vizinhos (PR), que garantiram a medalha de prata após confronto com a China na final. A equipe foi composta por Bruno Souza, Gabriel Minski e Gabriel Campos (este último, bolsista do GOP em 2024) e treinada por Luiz Fernando Viaro, também bolsista.
Os atletas contam com apoio da Sanepar, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, desde 2019. O diretor-presidente da empresa, Wilson Bley, parabenizou a equipe:
“É motivo de orgulho saber que o patrocínio da Sanepar permite que o sonho de ir mais longe se torne realidade e coloca o nome do Brasil em destaque internacional.”
Taekwondo
A atleta Vitória Sassaki, de Curitiba, conquistou ouro no taekwondo. Com apenas 13 anos, a faixa preta é apoiada pelo Proesporte e já competiu em torneios no Canadá, Estados Unidos e Rio de Janeiro em 2025. Ela se prepara agora para o Mundial Cadete e o Rio Open Internacional.
Parabadminton
O paranaense Anderson Pinheiro, de Foz do Iguaçu, foi destaque no Parabadminton com duas medalhas: bronze na disputa individual e ouro por equipes. A técnica Loani Istchuk, de Borrazópolis e bolsista do GOP em 2024, contribuiu diretamente para os bons resultados da delegação.
Esgrima
A treinadora Lorana Schwantes, de Curitiba, conquistou ouro como técnica do atleta paulista Pedro Henrique Lousada. Bolsista do GOP em 2024, Lorana é filha de Ronaldo Schwantes, primeiro medalhista brasileiro na esgrima, e irmã do olímpico Athos Schwantes.
Orientação
Na modalidade Orientação, o atleta Bernardo Lopes Beiersdorf Rempel, do Colégio Sesi de Curitiba, garantiu o bronze por equipes, sendo o único representante paranaense na modalidade. Ele integrou uma equipe nacional com oito atletas.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.