
Projeto prevê estrutura inédita no Porto de Paranaguá; terminal deve movimentar economia litorânea e atrair novas escalas internacionais
O Porto de Paranaguá vai ganhar, pela primeira vez em sua história, um terminal específico para embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros. O anúncio foi feito neste sábado (13) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, durante missão oficial do Governo do Paraná em Miami (EUA), onde visitou o PortMiami, considerado o maior terminal de cruzeiros do mundo.
O novo terminal, que será implantado nos próximos anos, promete impulsionar o turismo no litoral paranaense e consolidar a cidade como ponto estratégico no roteiro de navios de cruzeiro. O projeto está sendo desenvolvido pela Portos do Paraná, com apoio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil).
Atualmente focado no transporte de cargas, o Porto de Paranaguá passou a receber navios de passageiros da empresa MSC nos últimos dois anos, com mais de 58 mil turistas movimentados em duas temporadas. Agora, o governo pretende ampliar esse fluxo com uma estrutura permanente e adequada às operações de cruzeiros.
O projeto básico está em fase de elaboração por uma empresa de engenharia contratada via licitação, com investimento de R$ 386 mil. A entrega está prevista para o primeiro semestre de 2025, seguida do início da tramitação para obtenção das licenças ambientais junto ao Ibama.
Além do terminal, será construído um berço de atracação preferencial para navios de cruzeiro, com estudos de dragagem do canal e da bacia de evolução, além da implantação de sinalização náutica e acessos marítimos seguros. A modelagem do projeto utiliza a tecnologia BIM (Building Information Modeling), garantindo mais precisão e eficiência.
Testes e simulações em andamento
Como parte da preparação, a Portos do Paraná realizou, em março, simulações de manobras com navios de cruzeiro no Tanque de Provas Numérico da USP, em São Paulo. O simulador utilizou dados reais da Baía de Paranaguá, como marés e ventos, para prever a operação dos navios em diferentes cenários.
Segundo Victor Kengo, diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, há possibilidade de aproveitar áreas do porto já utilizadas por navios tipo ro-ro para receber os cruzeiros, otimizando a infraestrutura existente.
Também está previsto um terminal marítimo complementar, para o embarque em embarcações menores que transportarão os passageiros até as atrações turísticas da região.
Impulso ao turismo e à economia litorânea
O novo terminal é parte de um conjunto de ações voltadas à diversificação da atividade econômica no Porto de Paranaguá e ao fortalecimento do turismo regional. A iniciativa acompanha a revitalização do centro histórico de Paranaguá, às margens do Rio Itiberê, com foco em acessibilidade e requalificação urbana.
“O Paraná tem se consolidado como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Essa nova estrutura representa mais empregos, renda e oportunidades para o nosso litoral”, afirmou o governador Ratinho Junior.
Segundo dados do IBGE, o Paraná teve o maior crescimento do turismo no Brasil em fevereiro de 2025, com alta de 6,5% nas atividades do setor, mais do que o dobro da média nacional, que ficou em 2,9%.
Histórico recente dos cruzeiros no Estado
A primeira temporada de cruzeiros da MSC em Paranaguá ocorreu entre dezembro de 2023 e março de 2024, com 16 paradas e mais de R$ 25 milhões movimentados na economia local. Já a segunda temporada, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, recebeu 8 escalas e 19 mil turistas.
Além das paradas programadas, outros cruzeiros atracaram de forma avulsa no porto, incluindo um navio de luxo que desembarcou passageiros diretamente na Ilha do Mel, dentro da Unidade de Conservação da Baía de Paranaguá — algo inédito no Estado.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.