Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Paraná (Senai) está disponibilizando gratuitamente 13 cursos técnicos integrados ao ensino médio regular. Essa iniciativa proporcionará aos estudantes a oportunidade de obter uma certificação profissional simultaneamente à conclusão dos estudos do ensino médio, abrindo novos horizontes educacionais e profissionais.
Com 2.310 estudantes matriculados, os cursos serão ministrados em 66 turmas distribuídas por 54 escolas, sendo as aulas teóricas realizadas nas unidades de ensino e as práticas desenvolvidas em 27 unidades do Senai no Paraná.
“A expansão da oferta do ensino profissionalizante é um dos grandes motivos a serem celebrados pela educação do Paraná. Em 2019, contávamos com 10,4 mil estudantes matriculados em cursos técnicos de capacitação profissional. Em cinco anos, este número saltou para 112 mil alunos alcançados pelo ensino profissionalizante e, para os próximos anos, nosso objetivo é ampliar ainda mais a oferta, em prol de uma formação ainda mais completa para os alunos da rede estadual”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
A parceria abrange os seguintes cursos: Alimentos, Automação Industrial, Biotecnologia, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecânica, Mecatrônica, Logística, Química e Vestuário.
Os cursos profissionalizantes serão integrados ao ensino médio, com uma duração total de três anos. Ministrados no mesmo turno das aulas regulares, estarão inseridos na carga horária da rede estadual.
A responsabilidade pela infraestrutura de laboratórios especializados, recursos de informática e materiais específicos será das unidades do Senai, o que deverá enriquecer a experiência prática dos estudantes ao longo dos cursos técnicos. A formação totalizará 3 mil horas/aula, considerando as cargas horárias tanto do ensino médio quanto do curso técnico.
Comentários estão fechados.