A 6ª Legislatura do Parlamento Universitário foi encerrada nesta sexta-feira (25), consolidando-se como a maior edição já realizada. O evento da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) registrou recorde de participação e de proposições apresentadas, além de promover uma dinâmica inédita ao incluir comunicadores universitários no processo.
Durante os sete dias de atividades, foram protocoladas 127 proposições, incluindo 123 projetos de lei, dois de lei complementar, uma proposta de emenda à Constituição e um projeto de decreto legislativo. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisou a legalidade de 118 matérias, enquanto as nove comissões temáticas emitiram 147 pareceres em 12 reuniões.
No total, 107 proposições chegaram ao Plenário, resultando em 97 aprovadas, seis rejeitadas e três retiradas. Os trabalhos contaram ainda com uma audiência pública, que aprofundou o debate sobre projeto da governadora universitária.
Participação recorde e formato inovador
A edição reuniu 54 deputados universitários e suplentes, oriundos de 24 instituições de ensino do Paraná, um aumento de 71% em relação à edição anterior. Ao todo, cerca de 1.200 estudantes se inscreveram.
Segundo Jeulliano Pedroso, diretor da Escola do Legislativo, o programa amplia o conhecimento sobre o processo legislativo:
“Os participantes vivenciaram espaços de debate político e institucional, algo essencial para além das redes sociais”, afirmou.
O evento também inovou ao incluir assessores parlamentares e equipes de comunicação formadas por estudantes de jornalismo, publicidade e relações públicas. “A imprensa pautou o Parlamento Universitário, repercutindo debates fora do Plenário e influenciando posicionamentos”, destacou Roger Pereira, coordenador de Comunicação da Alep.
Compromisso com as propostas apresentadas
Durante a cerimônia de encerramento, deputados estaduais garantiram que analisarão as proposições sugeridas pelos universitários.
“Teremos respeito e cuidado para aproveitar ao máximo tudo que foi apresentado”, afirmou Maria Victoria (PP), 2ª secretária da Alep. Denian Couto (Podemos) reforçou: “Meu gabinete está à disposição para receber todas as matérias”.
Debate sobre acessibilidade e inclusão
Um dos destaques da 6ª Legislatura foi a participação do universitário Rodrigo Amoedo (UniEnsino), tetraplégico há dez anos, que apresentou projetos voltados à inclusão de pessoas com deficiência. Sua presença revelou desafios de acessibilidade no Plenário, como rampas inadequadas e falta de estrutura para cadeirantes.
A situação motivou a criação de uma comissão para estudar adaptações estruturais no Legislativo, conforme anunciou Dylliardi Alessi, diretor legislativo.
“Não basta ter uma rampa, ela precisa ser realmente acessível”, ressaltou Amoedo.
O evento contou com a participação de ex-governadores Cida Borghetti e Roberto Requião, além de parlamentares como Ana Júlia (PT), Mabel Canto (PP), Maria Victoria (PP), Denian Couto (Podemos) e Anibelli Neto (MDB). Também houve palestras sobre orçamento público com Evandro Araújo (PSD) e Luiz Cláudio Romanelli (PSD).
Comentários estão fechados.