Partido Novo define pré-candidaturas a vereador e articula nome à prefeitura

O Partido Novo em Pato Branco tem se articulado para as próximas eleições municipais. Conforme o advogado Eduardo Obrzut, presidente do partido na cidade, desde fevereiro, quando o partido constituiu uma comissão provisória, o grupo está estruturado com a intenção de lançar candidatos tanto para o cargo de vereador quanto, possivelmente, para prefeito.

Até o momento, foram lançadas doze pré-candidaturas para vereador, que incluem oito homens e quatro mulheres, respeitando assim a cota mínima de gênero. Todos os pré-candidatos passaram por um curso preparatório chamado Jornada 2024, um requisito do partido para garantir que os candidatos estejam alinhados com suas diretrizes e que tenham ficha limpa. A convenção do partido, onde esses nomes serão oficializados, ocorrerá no dia 3 de agosto, às 14h30, na Câmara Municipal de Pato Branco.

“Fizemos uma reunião de lançamento de pré-candidaturas e conseguimos organizar doze nomes para compor nossa nominata, incluindo oito homens e quatro mulheres, respeitando a cota proporcional mínima”, disse Obrzut.

Majoritária

Além dos candidatos a vereador, há discussões em andamento sobre a possibilidade de lançar um candidato a prefeito. “Estamos trabalhando para viabilizar a candidatura de um nome para prefeito junto ao diretório estadual e lideranças municipais, buscando formar uma chapa completa com um vice-candidato”, explicou Obrzut.

Para isso, atualmente, o Partido Novo tem mantido conversações com o União Brasil, considerando a possibilidade de formar uma aliança, uma vez que o partido ainda não teria declarado apoio a outro candidato, e assim evitar uma campanha com chapa única.

Eduardo Obrzut também mencionou que a decisão final sobre a candidatura majoritária (ao executivo municipal) será tomada em breve. Ele destacou que a luta é para viabilizar uma possibilidade nova, trazendo um nome novo na política local que nunca participou do cenário político.

“A nossa intenção é oferecer à população de Pato Branco uma terceira via, trazendo algo diferente do que estamos acostumados. Estamos fazendo todos os esforços para lançar um candidato próprio, um nome novo na política, um empresário local bem conceituado”, afirmou Obrzut.

Além disso, o Partido Novo está comprometido em garantir que todos os seus candidatos estejam preparados e alinhados com as diretrizes do partido. Os candidatos passaram por um rigoroso processo de seleção e treinamento, que inclui um curso preparatório.

“Primeiro, todos os pré-candidatos e candidatos do Novo precisam ser filiados e passar pela avaliação do histórico na justiça, ou seja, só podem ter ficha limpa, sem nenhum processo, nem em andamento, nem transitado em julgado. Nos últimos dois meses, eles passaram por um processo chamado Jornada 2024, um curso preparatório oferecido aos candidatos. Eles precisam fazer e serem aprovados nesse curso”, explicou Obrzut.

Outras possibilidades

Caso o Partido Novo não consiga viabilizar uma candidatura própria para prefeito, existem duas possibilidades para as eleições majoritárias. A primeira é formar uma coligação com algum dos pré-candidatos já lançados por outros partidos, uma vez que as eleições majoritárias permitem coligações, dependendo do alinhamento partidário de cada um deles. A segunda possibilidade é seguir sem declarar apoio institucional a nenhum candidato, mantendo-se neutro na disputa e focando apenas na campanha dos seus candidatos a vereador.

Obrzut salienta que já foi procurado por outros grupos políticos, mas a definição de um eventual apoio, no caso de não definição de um nome próprio, ainda depende de uma avaliação interna. “Eventualmente, se não conseguirmos viabilizar nossa própria candidatura, iremos avaliar, com base em todos esses elementos, institucionalmente, como partido, se podemos, queremos e conseguimos apoiar um dos outros candidatos. Mas isso nós vamos pensar apenas no dia 3 de agosto, caso não consigamos de fato lançar nossa candidatura própria”, finalizou o presidente do Novo.

Nomes definidos pré-candidatos(as) a vereador(a) pelo Partido Novo:

Alessandra Maria Chociai Simonato
Andres Neselo
Claudinei Paulo Machado
Deborah Verônica Cavalcante De Souza Curado
Eriton Monteiro Echer
Glaucio Luiz Zilio
Jeferson Natalício Santos da Silva
Leandra Fernandes dos Santos Theiss
Luciano Camargo Rigon
Pedro Henrique Oltramari Vieira da Silva

você pode gostar também

Comentários estão fechados.