Páscoa: o que significa a celebração

A Páscoa é considerada a celebração mais significativa para os cristãos em todo o mundo. Mais do que ovos de chocolate e coelhinhos, a data marca a ressurreição de Jesus Cristo, fundamento da fé cristã. Segundo a tradição religiosa, após ser crucificado e sepultado, Jesus ressuscitou ao terceiro dia, vencendo a morte e trazendo consigo a promessa da vida eterna para aqueles que creem.

“Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia.”
(Mateus 28:6)

A data da Páscoa é móvel, ou seja, varia a cada ano, sendo celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após o equinócio da primavera no hemisfério norte (outono no hemisfério sul). Em 2025, a Páscoa será celebrada no dia 20 de abril.

O que é a Semana Santa

A Semana Santa antecede a celebração da Páscoa e relembra os últimos momentos da vida de Jesus, conhecidos como Paixão, Morte e Ressurreição. Cada dia tem um significado especial para os cristãos, especialmente os católicos, sendo marcado por ritos e celebrações nas igrejas.

Confira os principais momentos:

Domingo de Ramos
A Semana Santa tem início com o Domingo de Ramos, que recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde foi recebido com ramos de palmeira e aclamado como o Messias. A data marca o contraste entre a glória momentânea e os sofrimentos que viriam nos dias seguintes.

“Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!”
(Mateus 21:9)

Quinta-feira Santa
Conhecida também como a Quinta-feira da Ceia, este dia celebra a Última Ceia de Jesus com seus discípulos, ocasião em que instituiu o sacramento da Eucaristia e lavou os pés dos apóstolos, gesto de humildade e serviço.

“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomem e comam; isto é o meu corpo.”
(Mateus 26:26)

“Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.”
(João 13:14)

Sexta-feira Santa
Dia de luto e reflexão para os cristãos, a Sexta-feira Santa rememora a paixão e morte de Jesus na cruz. É um dos momentos mais solenes da liturgia cristã, caracterizado pelo silêncio, jejum e a tradicional celebração da Paixão do Senhor.

“Ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.”
(Isaías 53:5)

“Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.”
(Lucas 23:46)

Sábado de Aleluia
Momento de silêncio e expectativa, o Sábado Santo relembra o tempo em que Jesus permaneceu sepultado. À noite, os cristãos se reúnem para a Vigília Pascal, considerada a “mãe de todas as vigílias”, quando se celebra a ressurreição com a bênção do fogo novo e da água batismal.

“Guardaram o corpo de Jesus num túmulo novo, onde ninguém ainda fora colocado.”
(João 19:41)

Domingo de Páscoa
O ponto culminante da Semana Santa, o Domingo de Páscoa, celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É um dia de alegria e renovação da fé, marcando a vitória da vida sobre a morte. Para os cristãos, a Páscoa representa a esperança de uma nova vida, tanto espiritual quanto eterna.

“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá.”
(João 11:25)

“Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã também é a vossa fé.”
(1 Coríntios 15:14)

Significado espiritual

Para os cristãos, a Páscoa é mais do que uma tradição religiosa: é um chamado à conversão, ao perdão e ao amor ao próximo. Ao celebrar a ressurreição, os fiéis renovam sua fé nos ensinamentos de Cristo e no poder transformador do amor divino.

Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.