Depois da criação do grupo Patins Pato Branco o esporte vem ganhando espaço e visibilidade no município
Júlia Heimerdinger
O grupo Patins Pato Branco iniciou suas atividades em setembro do ano passado no município. Inicialmente cinco pessoas patinavam no Largo da Liberdade, e hoje o grupo conta com mais de 100 pessoas, o que comprova o interesse da população pato-branquense em praticar o esporte.
Todas as idades participam do grupo, há crianças de três anos até adultos com 50 anos. “Temos um grupo no WhatsApp que ajudamos a tirar as dúvidas relacionadas a patinação, equipamentos, rodas. No grupo, nós mandamos o local que vai ser o treino, intercalando os integrantes”, explica Taynara Alves, uma das idealizadoras do Patins Pato Branco.
O grupo é sem fins lucrativos e todos os participantes são amadores da patinação. “O objetivo é fazer o esporte ser mais conhecido, trazer mais integrantes, ensinar as pessoas sobre a modalidade. Hoje, é uma modalidade bem conhecida em outras cidades, mas aqui no município ele não tem tanta visibilidade, então queremos trazer isso para nossa realidade.”
Como participar
Para ser integrante do grupo é só entrar em contato com Francieli pelo número (46) 99917-0143 ou com Taynara através do (46) 98808-0556. O contato também é possível por meio do perfil @patinspatobranco no Instagram.
Taynara destaca que o grupo possui parcerias com empresas de proteção de segurança e também com estabelecimentos que comercializam patins e equipamentos. “Conseguimos com preço direto de fábrica e com descontos, tanto à vista como parcelado, para quem é integrante do Patins Pato Branco”, acrescenta comentando que o preço dos patins é relativo e depende o quanto a pessoa está disposta a investir nos equipamentos.
A equipe de amadores conta com camisetas para identificação e padronização, além dos capacetes adesivados com a logo oficial.
Projetos futuros
Depois que acabar a pandemia, um dos objetivos do grupo é realizar um grande evento de patinação em Pato Branco. “Fazer um festival com todos os patinadores, tanto iniciantes como mais avançados, para mostrar equipamento, fazer tipo um feirão” comenta Taynara.
De acordo com a patinadora, uma das grandes dificuldades encontradas na prática do esporte no município é a falta de locais adequados para andar. “No Largo da Liberdade temos que disputar espaço com os ciclistas. Onde teria talvez a possibilidade de andar seria no Parque do Alvorecer, mas a maior parte não podemos patinar” avalia.
O grupo também já conversou com o prefeito Robson Cantu sobre a criação de um espaço adequado. Aos patinadores ele informou que será construído um ambiente apropriado para a prática do esporte. “Ele não comentou nada sobre datas, apenas falou que estamos na lista dele para esse projeto de espaço sair, não afirmou se adequará algo que já existe ou vai construir do zero”, finaliza uma das idealizadoras do grupo Patins Pato Branco.
Benefícios do esporte
Além de ser considerada uma atividade física divertida, praticar patinação oferece vantagens para a saúde. Andar de patins oferece maior resistência, emagrece, fortalece o coração, tonifica os músculos e ainda melhora a concentração.
“Tem um impacto muito menor do que uma corrida, a pessoa que não gosta de correr ou de ir na academia, pode encontrar essa alternativa. Psicologicamente você fica mais leve, porque quando está patinando você não consegue pensar em outra coisa, equilíbrio para o corpo e para a alma, além de desenvolver a coordenação motora”, evidencia Taynara.