A equipe de eficiência energética Pato a Jato, formada por acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Pato Branco, e coordenada pelo professor Luiz Carlos Martinelli Junior, participou da sétima edição da Shell Eco-marathon Brasil 2024, que ocorreu entre os dias 27 e 30 de agosto, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. O protótipo da Pato a Jato, batizado como Popygua, atingiu a marca de 509 km/l, ficando em segundo lugar na competição. Vale lembrar que a Pato a Jato compete usando etanol como combustível, enquanto os concorrentes utilizam gasolina.
Gabriel Paulichen, diretor executivo da Pato a Jato, resumiu o desempenho da equipe e do protótipo: “Trouxemos um veículo chamado Popygua, que é o atual recordista da América Latina na competição da Shell. Ele alcança 767 km com um litro de etanol. Este ano foi bastante desafiador e trabalhamos muito para obter bons resultados. Conseguimos superar nosso próprio recorde em um teste do carro. O Popygua foi construído há algum tempo e, desde então, temos continuamente melhorado o veículo com novas pesquisas e ajustes. Este ano, fizemos upgrades na estrutura e no motor, o que ajudou a aumentar a média de consumo.”
A equipe Drop Team, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim, movida a gasolina, conseguiu o resultado de 611 km/l. A terceira colocação ficou com a Pé Vermelho Efficiency Team, da UTFPR, campus de Medianeira, com o desempenho de 194 km/l.
A competição de eficiência energética, dividida em três categorias — combustão interna (etanol e gasolina), bateria elétrica e hidrogênio —, reuniu representantes de cinco países da América Latina: Brasil, Bolívia, Colômbia, México e Peru.
A competição brasileira, que é realizada anualmente, contou com a participação de 41 equipes, com cerca de 500 estudantes universitários de diversos estados do Brasil, além de times de outros países da América Latina. O destaque do evento foi a criatividade e o comprometimento dos estudantes em desenvolver veículos que percorram a maior distância possível com a menor quantidade de energia, que pode ser eletricidade, hidrogênio ou combustíveis alternativos.
Após um tetracampeonato em 2022, na edição da Shell Eco-marathon Brasil 2023, realizada entre 30 de agosto e 1º de setembro, também no Rio de Janeiro, o protótipo da Pato a Jato havia alcançado um desempenho de 647 km/l com etanol, conquistando outro segundo lugar.
A Shell Eco-marathon é uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo. É a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo.
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