A equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus de Pato Branco, esteve, na última semana, em Indianápolis, nos Estados Unidos, competindo pela Shell Eco-marathon Américas 2023 na categoria do protótipo a combustão.
No total, aproximadamente 30 estudantes de diversos cursos da UTFPR compõem a equipe que conquistou o segundo lugar no prêmio on track (na pista) e bateu o recorde da América Latina conseguindo a marca de 767,9 km/l de etanol.
A equipe também conquistou outros três bons resultados em prêmios off tracks (fora da pisca):
1° lugar em inovação técnica;
1° lugar em segurança;
2° lugar em telemetria.
A vitória aconteceu ao mesmo tempo em que a UTFPR-PB completa 30 anos de história e, de acordo com o diretor-geral do campus, Gilson Ditzel, a equipe teve bom desempenho.
“Eles ficaram em segundo lugar do geral concorrendo com equipes de universidades americanas e canadenses, então foi a única universidade brasileira e nós o único campus representando o Brasil. Além disso, ganharam premiações por outros quesitos, o segundo lugar é pela eficiência dentro da pista e eles ganharam três prêmios fora da pista, então para nós é um orgulho ter alunos e professores lá nos EUA, ganharam o prêmio na comemoração dos 30 anos”.
Shell Eco-marathon
Com o objetivo de fomentar a pesquisa energética e encontrar alternativas para solucionar o futuro da energia, a Shell Eco-marathon Américas promove uma série de competições de protótipos de carros ultraeficientes com estudantes de vários países da América do Norte, América Central e América do Sul.
De acordo com a Shell Eco-marathon Brasil, com etapas Américas, Ásia e Europa, a maratona pode abranger até seis categorias de energia: Gasolina, Combustíveis Alternativos, Diesel, Bateria Elétrica, Hidrogênio e CNG. A disputa também é dividida entre “Prototype” (protótipo), que prioriza a eficiência do veículo; e “UrbanConcept” (conceito urbano), que premia os veículos com os designs mais práticos.
Comentários estão fechados.