Pato a Jato deve iniciar execução do Veículo de Conceito Urbano nesse semestre

A equipe iniciou o projeto em 2019 e deve concluir o primeiro veículo ainda em 2023

A Pato a Jato, equipe de Eficiência Energética, formada por acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco, continua trabalhando no projeto de veículo urbano elétrico. O projeto promete atender todos os públicos e tem como destaque a facilidade do uso de pessoas com deficiência (PcD).

Fundada em 2009, a equipe tem como objetivo buscar alternativas para melhorar o consumo da energia e a mobilidade urbana, tornando-se referência internacional, com o melhor marco latino-americano e a quinta colocada geral na categoria motores a combustão interna da competição Shell Eco-Marathon América.

Conceito urbano

De acordo com João Pedro Veinhal, diretor administrativo da Pato a Jato, o projeto de Conceito urbano vem sendo desenvolvido desde 2019, passando por várias etapas, desde brainstorming até a execução do projeto.

“Consiste em construir um carro elétrico apto para circular dentro do meio urbano, sendo ele totalmente elétrico e o mais eficiente possível, ou seja, a maior quantidade de quilômetros rodados com a menor quantidade de gastos energéticos”, comenta.

João destaca que o projeto será apto para utilização de pessoas com deficiência, sendo que a equipe está prestando atenção a todos os detalhes para tornar possível esse uso. O modelo será diferenciado de outros modelos já vistos no município e será voltado para uma ou duas pessoas, no mesmo estilo de carros ‘smart’.

Entrega

Segundo João, o prazo para a finalização do primeiro veículo é até o mês de agosto, data da competição em que utilizarão o veículo. No total, 10 membros da equipe trabalham atualmente para que esse prazo seja cumprido.

“Esses membros estão totalmente focados nesse veículo, enquanto os demais estudantes estão focando no protótipo de eficiência energética para a Shell Eco-Marathon América 2023, que deverá acontecer em abril, nos Estados Unidos”, aponta.

Atualmente, a equipe do Pato a Jato não iniciou a montagem do veículo, porém, já está na etapa de finalização do projeto e, ainda nesse semestre, deve começar a execução.

A população que tiver interesse em auxiliar os projetos da equipe, pode realizar doação de dinheiro ou peças para a construção dos veículos. Para isso, basta entrar em contato através do Instagram @patoajato.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.