Nesta semana, 13 integrantes da equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) Campus de Pato Branco, está em Indianápolis, nos Estados Unidos, para competir novamente na Shell Eco-marathon Américas 2023.
A equipe pato-branquense é uma das duas competidoras brasileiras que se classificaram na edição realizada no Rio de Janeiro, em agosto de 2022. No caso da equipe Pato a Jato, competirão na categoria do protótipo a combustão, enquanto a outra equipe brasileira participará na categoria de bateria elétrica.
De acordo com o piloto da equipe Pato a Jato, Ângelo Felipe Dal Magro, aproximadamente 30 estudantes de diversos cursos da UTFPR compõem a equipe.
“Nosso protótipo foi todo projetado e fabricado pelos alunos da faculdade. Foi desenvolvido ao longo dos anos e essa talvez seja nossa melhor versão, com um sistema aprimorado que estamos testando aqui, então temos boas expectativas referente ao carro”, comenta.
Ângelo afirma que participar da competição traz uma sensação difícil de descrever. “Correr nesse circuito onde vários brasileiros fizeram história é uma oportunidade única dentro da universidade, de poder participar de um projeto tão bacana”. O piloto destaca a expectativa de chegar entre os primeiros e levar o título para a universidade e a comunidade pato-branquense.
Shell Eco-marathon Brasil 2022
Na quinta edição da Shell Eco-marathon Brasil, a equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Pato Branco, conquistou o tetracampeonato na categoria motor a combustão interna (etanol), com 619km/l.
O evento, que é uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo, foi realizado de 22 a 25 de agosto, no Pier Mauá, Rio de Janeiro, e contou com 30 equipes do Brasil e das Américas. Os primeiros colocados foram classificados para a etapa das Américas, que acontece nos Estados Unidos.
Shell Eco-marathon
Com o objetivo de fomentar a pesquisa energética e encontrar alternativas para solucionar o futuro da energia, a Shell Eco-marathon Américas promove uma série de competições de protótipos de carros ultraeficientes com estudantes de vários países da América do Norte, América Central e América do Sul.
A competição teve início em 1939, em uma disputa nos EUA para saber quem conseguiria percorrer o caminho mais longo com a mesma quantidade de combustível. A competição se tornou oficial em 1985 e se expandiu para outros continentes, incentivando o debate sobre o futuro da energia e mobilidade urbana.
De acordo com a Shell Eco-marathon Brasil, com etapas Américas, Ásia e Europa, a maratona pode abranger até seis categorias de energia: Gasolina, Combustíveis Alternativos, Diesel, Bateria Elétrica, Hidrogênio e CNG. A disputa também é dividida entre “Prototype” (protótipo), que prioriza a eficiência do veículo; e “UrbanConcept” (conceito urbano), que premia os veículos com os designs mais práticos.
Os jovens têm apenas alguns dias para provar durante a corrida que seus veículos são os mais eficientes. Para isso, realizam inúmeros testes, já que é preciso percorrer a maior distância possível com o equivalente a um litro de combustível.
A partir do desempenho das equipes, os organizadores calculam a eficiência energética dos veículos competidores e indicam um vencedor para cada categoria de acordo com a fonte de energia utilizada. Também são premiados os projetos com diferenciais em segurança, comunicação, design e melhor trabalho em equipe.
Faça parte
O Pato a Jato está com processo seletivo aberto para aqueles que querem fazer parte da equipe. Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de abril, através de um formulário presente na página do Instagram @patoajato.
Em seguida, haverá um encontro agendado para o dia 2 de maio, apresentações no dia 5 de maio e entrevistas em 8 de maio. O resultado final será divulgado no dia 12 do mesmo mês.
Comentários estão fechados.