A equipe Pato a Jato está se preparando para participar de mais uma edição da Shell Eco-Marathon, competição universitária de eficiência energética, que deve ser realizada no mês de agosto, no Rio de Janeiro. Esta será a primeira edição do torneio desde 2019, quando a Pato a Jato marcou seu atual recorde da competição: 702,4 Km percorridos com um litro de etanol. A pausa entre as competições aconteceu por conta da pandemia de covid-19.
De acordo com João Pedro Veinhal, diretor de administração da Pato a Jato e acadêmico do curso de Engenharia Elétrica da UTFPR, a meta da equipe é superar essa marca e chegar aos 1000 Km percorridos com apenas um litro de etanol.
A equipe Pato a Jato reúne estudantes de vários cursos da Universidade Tecnológica Federal do paraná (UTFPR), campus Pato Branco, em torno de iniciativas de eficiência energética. Um dos principais projetos da equipe é um veículo utilizado pela equipe para participar de competições como a Shell Eco-Marathon.
Desde 2009, a Pato a Jato já venceu a edição latinoamericana do torneio três vezes, sendo dona do atual recorde na categoria etanol. A equipe também já participou da etapa mundial da competição da Shell. “Os 1000 Km por litro seria um ótimo resultado para a etapa da América Latina. E um dos nossos objetivos é ir para a etapa mundial e fazer bonito”, disse o diretor.
João Pedro comenta que várias melhorias já estão sendo feitas no protótipo, desde o motor, passando pela estrutura e aerodinâmica. “As melhorias são feitas em todos os parâmetros do carro para sempre buscar a melhor eficiência”, resume.
Retomada
Ainda que as aulas na UTFPR fossem remotas, o grupo não parou de trabalhar no período de isolamento causado pela pandemia de covid-19. Com o retorno das aulas presenciais em março, os projetos foram retomadas com força total.
Atualmente a equipe conta com aproximadamente 25 integrantes, acadêmicos de vários cursos da UTFPR, campus Pato Branco. Segundo João Pedro, nesta semana será divulgado o resultado do processo seletivo que agregará mais membros a equipe.