Dois integrantes da equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica do Paraná – Campus de Pato Branco (UTFPR-PB), embarcam mais uma vez para Indianápolis, nos Estados Unidos (EUA), onde representarão a equipe na Indy 500Weekend.
A equipe participou, neste ano, da Shell Eco-marathon Américas 2023 na categoria de protótipo a combustão, conquistando o segundo lugar no prêmio on track (na pista) e bateu o recorde da América Latina conseguindo a marca de 767,9 km/l de etanol.
A equipe também conquistou outros três bons resultados em prêmios off tracks (fora da pista).
Agora, a Pato a Jato foi convidada pela Shell para participar da Indy 500 Weekend, nos dias 26 a 28 de maio, onde estará em pauta o novo combustível 100% renovável desenvolvido pela Shell, predominantemente composto de etanol de segunda geração e fornecido pela subsidiária brasileira, a Raizen.
Para que os brasileiros possam acompanhar o evento, a Shell irá custear as despesas e ingressos da corrida para dois membros da equipe, sendo eles o Fernando Barbosa Marcelino Luchtenberg, diretor de execução da equipe e João Pedro Veinhal, diretor administrativo.
Os escolhidos para representar a Pato a Jato deverão participar de um painel de discussões que contará com a presenta do CEO da Raizen, Ricardo Mussa.
Nesse painel, esses membros serão questionados, a princípio, a respeito da experiência da equipe na Shell Eco-Marathon: por que a equipe escolheu o etanol como combustível e a sua visão do futuro da mobilidade. Haverá também a possibilidade de engajamento com a mídia americana e mundial
Fernando explica que o convite chegou para a Pato a Jato porque das 70 equipes que participaram da Shell Eco-marathon, a equipe de Pato Branco foi a única que utilizou o etanol.
“Eles estão lançando um novo combustível que é com base no etanol, 100% renovável, e quem vai produzir são empresas brasileiras, eles convidaram a gente para participar do lançamento, do debate e discussão sobre etanol, sustentabilidade e o futuro da mobilidade urbana”.
Segundo o presidente da equipe, a expectativa para os integrantes do grupo está bem alta, já que irão participar de um evento de proporções mundiais.
“Esse combustível que está sendo lançado vai ser o combustível da competição, os carros vão competir com esse combustível, isso é muito importante porque estamos falando do futuro da mobilidade urbana, de um combustível renovável, investindo em sustentabilidade e fugindo da máxima de que só carros elétricos são sustentáveis, a gente está indo par uma caminho de onde também carros a combustão podem ser sustentáveis e isso é um grande marco para a gente como equipe que acredita e investe nesse cenário”, comenta.
Comentários estão fechados.