Entre os dias 20 a 24 de abril, a equipe Pato Baja participou da 27ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, São Paulo. A equipe formada por estudantes da UTFPR, campus Pato Branco, ficou em oitavo lugar, sendo a melhor colocada entre os competidores paranaenses e a segunda melhor da região sul do Brasil. Na edição anterior, a equipe havia ficado na 25ª posição.
O programa Baja SAE Brasil é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. Os veículos do Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, projetados e construídos pelas equipes participantes.
Ao todo participaram 69 equipes de todo o Brasil, representando instituições universitárias brasileiras de 16 estados. A equipe é formada atualmente por alunos dos cursos de engenharia mecânica, civil e elétrica tendo por objetivo projetar, dimensionar e fabricar um protótipo mini-baja. Os alunos são acompanhados pelos professores Ricardo Bernardi, coordenador da equipe, e Adelino Carlos Maccarini, vice-coordenador.
No mês de novembro de 2022, ocorrerá a competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sul, que será realizada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
A Pato Baja conta com o apoio da UTFPR, campus Pato Branco; e das empresas Atlas Eletrodomésticos; Rozimbo Peças; XPERT; Fersul – Fundição; Funditech – Fundição de Alumínio; Léofer – Distribuidora; ST – Trento Usinagens; Charrua Parts; Hofmann – Manutenção; Destake – Comunicação Visual; Performance – Internet e Informática; Ônix Tintas e; 3D.