O Pato Basquete tem dois jogos decisivos nesta semana pelo Novo Basquete Brasil (NBB). O time comandado por Dedé Barbosa recebe o União Corinthians (RS) nesta quarta-feira, às 19h30, no Ginásio do Sesi, em Pato Branco. Na sexta-feira (8), novamente em casa e no mesmo horário, a equipe pato-branquense vai enfrentar o Caxias do Sul.
Os dois jogos vão definir a classificação do Pato Basquete aos playoffs do NBB, sendo confrontos diretos. O time pato-branquense ocupa a 10ª colocação, com 11 vitórias em 30 jogos. O Caxias vem em seguida, com 10 vitórias, em 28 partidas e o Corinthians é o 12º colocado, com dez vitórias em 29 confrontos. Como os adversários tem jogos a menos, o Pato Basquete precisa vencer os confrontos diretos para se classificar sem depender de outros resultados.
O técnico Dedé Barbosa afirmou que desde os dois últimos jogos fora de casa sabiam o quanto era importante voltar pelo menos com alguma vitória para não depender desses dois últimos confrontos em casa. No entanto, acharam a tabela muito boa com o fechamento do segundo turno em casa e sabiam que poderia chegar nessa situação. “São dois times duros, pesados, que estão brigando pela mesma coisa que a gente quer. Podemos classificar com as 11 vitórias do jeito que a gente está. Ao mesmo tempo, podemos ficar fora com 12 vitórias, mas só depende de nós ganhar os dois jogos para classificar. Não tem mais margem para derrota, pois estão seis equipes competindo por duas vagas”, avaliou.
Dedé acrescentou que é muito bom esse tipo de pressão. “Acredito que agora não tem muito da questão técnica e tática, é muito mais uma força mental, com os jogadores estando bem fisicamente e mentalmente falando a gente sabe o quanto é importante para eles crescerem como jogadores e como time”, concluiu.