Redação com assessorias
Visando o plantio de árvores, a Prefeitura de Pato Branco, assinou um termo de compromisso com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), aderindo ao Programa Paraná Verde. A meta é de até o dia 31 de dezembro de 2024 realizar o plantio de 10 mil árvores no município.
A adesão ao programa estadual foi formalizada nessa quinta-feira (10), com a presença do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Luiz da Costa Souza.
“Temos como compromisso tornar Pato Branco sustentável”, salienta o prefeito Robson Cantu. “O plantio de árvores, além de recuperar áreas que foram desmatadas, trabalha a consciência da preservação, incentivando a população a cuidar do meio ambiente no presente auxiliando para o futuro”, complementa.
Paraná Mais Verde
O programa que é uma iniciativa recente do Estado, é desenvolvido em parceria unindo a Sedest, e o Instituto Água e Terra (IAT), como objetivo despertar a consciência ambiental e aliar o desenvolvimento ambiental, econômico e social, por meio da produção e plantio de árvores nativas
As mudas serão plantadas em áreas que precisam ser recuperadas ou melhor arborizadas, bem como incentivar a população a plantar árvores, seja em área urbana ou rural, para colaborar no equilíbrio do clima.
O programa tem seis linhas: revitaliza viveiros; viveiros socioambientais; incentivo a espécies ameaçadas de extinção; datas comemorativas; parques urbanos e o Poliniza Paraná. Inclusive este último, em junho deste ano, teve em São João, a inauguração do primeiro parque urbano do Poliniza Paraná, no Sudoeste.
Naquele município, no Jardim do Mel foram inseridas abelhas sem ferrão.