O município de Pato Branco ascendeu no Ranking Connected Smart Cities, subindo 43 posições para ocupar o segundo lugar entre cidades com população de 50 a 100 mil habitantes. Os dados foram divulgados na segunda-feira (04), durante a cerimônia de abertura da 9ª edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM) em São Paulo.
O ranking avalia 70 indicadores em 11 eixos temáticos diferentes, identificando as 100 cidades mais inteligentes do Brasil nos setores de mobilidade, meio ambiente, governança, tecnologia e inovação, empreendedorismo, urbanismo, segurança, educação, economia e saúde.
“Esta conquista representa a colaboração eficaz entre todas as secretarias municipais”, disse Kátia Bertol, diretora do Parque Tecnológico e coordenadora do projeto Cidades Inteligentes. Segundo ela, esse resultado é fruto de um trabalho realizado há três anos através do monitoramento de indicadores e aprimoramento contínuo de serviços e gestão pública.
Marcos Colla, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, destaca que o município saiu da 77ª posição geral no Brasil para a 38ª e subiu do 5º para o 2º lugar em sua categoria populacional. “Grande parte deste sucesso se deve ao diálogo aberto que a administração municipal mantém com todos os atores do ecossistema local de inovação, além das ações para aprimorar continuamente os serviços públicos”, aponta Colla.
Para a administração municipal, uma cidade inteligente é aquela que facilita a vida do cidadão, através da melhoria contínua dos serviços oferecidos à comunidade. Este reconhecimento ressalta a posição de Pato Branco como uma das cidades mais inovadoras e eficientes do Brasil.
Comentários estão fechados.