A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, realiza nesta sexta-feira (28), às 18h30, a Caminhada Noturna pela Eliminação da Violência contra Mulheres e Meninas.
A mobilização faz referência ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e Meninas, celebrado em 25 de novembro.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Maria Cristina Hamera, destaca que o evento tem caráter de conscientização e convoca toda a população a participar. “Nenhuma forma de violência é aceitável. Este será um dia de sensibilização e de união pela eliminação da violência contra mulheres e meninas”, afirmou.
Percurso e orientações para os participantes
A caminhada terá início às 18h30, na Praça Presidente Vargas, seguindo pela Avenida Tupi até a Rua Osvaldo Aranha, retornando pela Avenida Tupi até a praça.
A Secretaria sugere que os participantes usem uma peça de roupa branca e levem lanterna, criando uma caminhada iluminada em homenagem às mulheres e meninas vítimas de violência.
“O objetivo é iluminar a noite como símbolo de respeito, memória e compromisso coletivo”, explicou Maria Cristina.
Estado lança programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa
Data
O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e Meninas foi instituído pela ONU em 1999 para conscientizar sobre a violência de gênero. A data homenageia as irmãs Mirabal, assassinadas em 1960 na República Dominicana por enfrentarem a ditadura local.
A campanha busca combater todas as formas de violência, promover ações de prevenção e proteção e estimular a participação da sociedade na defesa dos direitos das mulheres.





