Mais uma modalidade chegou ao fim nos Jogos Abertos do Paraná em 2022. Neste sábado (12), a Ginastica Rítmica conheceu suas vencedoras na última etapa da modalidade e as atletas de Pato Branco dominaram o pódio e levaram o título na classificação geral.
A cidade conquistou sete medalhas na fase final da competição, com destaque para a atleta boliviana Mayte Guzman, que conquistou o primeiro lugar individual na categoria fita, ficou em terceiro no individual geral, conquistou o primeiro lugar em conjunto e na premiação geral das delegações também garantiu mais um ouro.
Morando no Brasil há um pouco mais de um ano, a atleta se diz feliz e motivada por representar a cidade de Pato Branco. “Eu vim para o Brasil para poder treinar e me aperfeiçoar mais na ginástica, para ter uma melhor treinadora e um melhor rendimento. Hoje moro em Pato Branco e estou muito feliz em poder representar a cidade nos Jogos Abertos. Nos preparamos bastante, estamos vindo de disputas no Paranaense, no Brasileiro e treinamos todos os dias para conseguirmos esse ótimo resultado nessa competição, que inclusive tinha as melhores ginastas do Paraná”, comemorou Guzman.
As ginastas Kauany Zanetin Paes e Vitória Oda Miranda, que também integraram a equipe de Pato Branco nas disputas individuais e coletivas também conquistaram medalhas. Kauany ficou na segunda colocação na categoria arco e Vitória conquistou a medalha de bronze na fita.
Outra ginasta que se destacou nessa fase final da competição foi a Samara Arcalá Sibin, de 20 anos, que competiu pela cidade de Toledo. A atleta conquistou a medalha de ouro nas categorias arco e individual geral e segundo lugar no resultado por equipe. Segundo ela, que foi uma das mais experientes da competição, o nível das atletas mais jovens aumentou em comparação aos anos anteriores.
“Nossa preparação foi muito intensa o ano todo, com estaduais, brasileiro e os abertos, sendo a última competição no ano. O nível aumentou bastante em relação aos anos anteriores. Muitas meninas subiram de categoria, porque até o ano passado só podia disputar os abertos a partir dos 16 anos, e senti que essas meninas estão em um nível muito alto, cada vez mais jovens e alcançando uma qualidade técnica muito boa para ter um nível elevado como foi esse ano”, explicou Samara.
Os resultados gerais individuais ficaram com a Samara, de Toledo, em primeiro, Vitória Oda e Mayte Guzman, de Pato Branco em segundo e terceiro. No arco, a Samara também levou a primeira colocação, Kauany Zanetin, de Pato Branco, ficou em segunda e Gabryela da Rocha, de Cascavel em terceiro lugar. Na fita, a Mayte garantiu o título, a Geane da Costa, de Toledo, ficou na segunda colocação e a Vitória Oda, de Pato Branco, ficou com a medalha de bronze.
Na premiação geral por cidade, Pato Branco ficou em primeiro, Cascavel em segundo e Maringá em terceiro. No resultado por equipe ficou Pato Branco em Primeiro, Toledo em segundo e Londrina em terceiro. Já no resultado da disputa em conjunto, Cascavel ficou em primeiro, Pato Branco em segundo e Maringá em terceiro.
O Projeto de Ginástica Rítmica é uma realização do Instituto Theóphilo Petrycoski e Prefeitura Municipal de Pato Branco, com patrocínio Atlas Eletrodomésticos e apoio Unidep, Unimed Pato Branco e Estação Gourmet Restaurante.