Pato Branco foi reconhecida na última terça-feira (19), em cerimônia realizada em Campinas (SP), como a segunda cidade mais inteligente do Brasil entre municípios com até 100 mil habitantes, no ranking da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI Awards).
O prêmio destaca o comprometimento da cidade com inovação, transformação digital, desenvolvimento econômico, educação, mobilidade, sustentabilidade, saúde e qualidade de vida.
O diretor do Parque Tecnológico de Pato Branco, Douglas Batista, representou a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação ao receber o prêmio. Entre os critérios avaliados estavam governança inteligente, empreendedorismo, educação e ciência, infraestrutura e serviços inteligentes, meio ambiente e políticas públicas voltadas ao bem-estar social.
A distinção da ANCITI reconhece cidades que se destacam em Tecnologia da Informação (TI), Transformação Digital (TD) e Inovação, áreas onde Pato Branco tem investido continuamente, tornando-se referência nacional em gestão pública eficiente, transparente e centrada nas pessoas.
Douglas Batista enfatizou que o resultado é fruto do trabalho contínuo em busca de uma cidade cada vez melhor. “Essa conquista mostra o compromisso de Pato Branco em ser exemplo para o Brasil, ampliando qualidade de vida por meio de soluções inteligentes.”
ANCITI
O presidente da ANCITI, Bernardo D’Almeida, ressaltou a importância do prêmio na evolução das cidades brasileiras. “O ANCITI Awards celebra o compromisso das cidades em inovar, modernizar serviços e melhorar a vida da população.
Cada ganhador é peça-chave na construção de uma gestão pública mais conectada com o futuro”, disse. A parceria com a Bright Cities oferece dados e metodologias estratégicas que impulsionam a inovação municipal.
“A conquista reforça o papel de Pato Branco como referência em smart cities e posiciona o município entre os principais laboratórios de inovação pública do país”, afirma Rosiclei Caldato Dalagnol Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação.





