Pato Branco e Sebrae lançam programa de capacitação para agroindústrias locais

A Prefeitura de Pato Branco firmou na sexta-feira (28) uma parceria com o Sebrae para a realização do Programa de Desenvolvimento das Agroindústrias de Pato Branco. O objetivo é estimular o progresso das agroindústrias familiares locais através de treinamentos e capacitações.

Os cursos oferecidos pelo programa englobarão áreas estratégicas como comportamento, gestão, produção e mercado. O objetivo é impulsionar a produtividade, melhorar a qualidade dos alimentos e agregar valor, proporcionando reconhecimento técnico e de mercado aos produtos e aos processos de gestão das empresas.

No total, 15 agroindústrias participarão do programa. Aquelas que concluírem a jornada de treinamento receberão o “Selo de Excelência – Alimentos de Pato Branco”, como reconhecimento pelo aprimoramento obtido.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, salienta que o Programa é uma iniciativa importante visando a capacitação dos produtores.

“A intenção é que os produtores tenham cada vez mais processos de fabricação, controle de qualidade e acompanhamento com sistemas de inspeção. Além disso, a adequação das marcas e das embalagens como parte do Programa será importante para que tenhamos produtos cada vez mais reconhecidos e melhores”, afirma Vitor.

A secretária de Agricultura, Vanessa Zanon, mencionou que os produtores estão animados com a iniciativa. “O programa fortalecerá a empresa deles, melhorando os produtos, aumentando a capacidade, além de fomentar a nossa agricultura”, afirmou. Ela também acrescentou que os serviços iniciarão em breve, começando com um diagnóstico da agroindústria para entender as particularidades de cada empresa e, assim, dar continuidade às demais ações do programa.

Oportunidades

Para o produtor rural de Pato Branco, Álvaro Andrade, a expectativa é de que o programa ajude a alavancar a comercialização.

“Estamos fazendo algo de olho no crescimento das nossas vendas, no desenvolvimento do nosso negócio. Poder levar os nossos produtos para as famílias de Pato Branco e, quem sabe, de toda a região, é um legado que queremos deixar também para as futuras gerações”, conclui Álvaro.

A agricultora Suzamara Bonetti Prá, da comunidade Passo da Ilha, produtora de mel há dois anos, vê no Programa uma forma de buscar a qualificação.

“Estamos buscando essa capacitação, do melhor jeito, para fazer e comercializar o nosso mel. No futuro, passando por todas as etapas do Programa, a ideia é de no futuro poder vendê-lo em supermercados e até para municípios próximos a Pato Branco”, comenta a produtora.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.