A cidade de Pato Branco, no Sudoeste, foi palco do encerramento da fase final da 37ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) neste domingo (19), um dos maiores eventos de esporte de base do Brasil. Realizada em duas etapas, a competição reuniu 89 delegações, 422 equipes e mais de 4,6 mil atletas só na fase decisiva. Ao longo do ano, somando as fases regionais, o Jojups envolveu 21 mil participantes — com cerca de 12 mil atletas competindo em seletivas espalhadas por todas as regiões do estado.
O evento é uma iniciativa do Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado do Esporte (SEES) e da Paraná Esporte, em parceria com a Prefeitura de Pato Branco, reforçando o compromisso do estado com a formação esportiva, a descoberta de novos talentos e o fortalecimento do esporte escolar e comunitário.
Jojups é vitrine do futuro esportivo do Paraná
O coordenador de Esportes de Rendimento da SEES, Emerson ‘Milico’ Venturini, destacou o papel estratégico dos Jojups na base do esporte estadual:
“Os Jogos da Juventude consolidam a base do esporte paranaense. É aqui que identificamos jovens com potencial para integrar seleções e programas de rendimento. É um investimento direto no futuro do esporte do Paraná”.
Já o supervisor técnico estadual do evento, Agnaldo Luiz Baldo, ressaltou o sucesso e a organização da fase final em Pato Branco, agradecendo o empenho dos servidores, federações, equipes técnicas e destacando a relevância da parceria entre o governo estadual e o município-sede para uma estrutura de excelência.
O Jojups reafirma o papel do Paraná como referência nacional no esporte de base, expandindo oportunidades para milhares de jovens atletas e fortalecendo a integração entre escolas, comunidades e poder público.
A festa dos campeões marcou o encerramento das competições, com destaque para Curitiba, campeã geral e também vencedora do Troféu Disciplina, seguida por Foz do Iguaçu e Maringá. Confira os municípios vencedores por modalidade:
Campeões por modalidade — Fase Final dos Jojups 2025
Badminton
Feminino – Toledo
Masculino – Marechal Cândido Rondon
Basquetebol
Feminino (Série Ouro) – Foz do Iguaçu
Masculino (Série Ouro) – Curitiba
Ciclismo
Feminino – Rolândia
Masculino – Londrina
Futsal
Feminino – Manoel Ribas
Masculino – Ibiporã
Ginástica Rítmica
Feminino – Curitiba
Handebol de Praia
Feminino e Masculino – Paranaguá
Handebol de Quadra
Feminino – Jussara
Masculino – Cambé
Natação
Feminino – Cascavel
Masculino – Curitiba
Rugby
Feminino e Masculino – Curitiba
Tênis
Feminino – Londrina
Masculino – Maringá
Tênis de Mesa
Feminino e Masculino – Londrina
Vôlei de Praia
Feminino – Paranaguá
Masculino – Dois Vizinhos
Voleibol
Feminino – Chopinzinho
Masculino – Curitiba
Xadrez
Feminino – Curitiba
Masculino – São José dos Pinhais





