Marcilei Rossi com assessoria
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da quarta-feira (28), a portaria do Ministério da Saúde que habilita Pato Branco a receber R$ 7.097.000,00, recurso este que deve ser investido na obra do Centro de Especialidades em Reabilitação (CER). Na publicação dessa quarta, três municípios foram contemplados, porém, Pato Branco é o único município paranaense a receber recursos com esta finalidade neste momento.
O CER é um ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação que realiza diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, que no caso de Pato Branco, será construído no bairro Fraron, conforme documentação apresentada para a habilitação juntos ao Ministério da Saúde.
O terreno escolhido é grande, de aproximadamente 7 mil metros quadrados, uma vez que somente a obra do centro será de 3 mil metros quadrados.
Naquela mesma região, o Município vem pleiteando com o Governo do Estado recursos para a construção de um Pronto Atendimento para urgências e emergências, em um trabalho de descentralização que a Secretaria de Saúde de Pato Branco vem buscando realizar.
CER
De acordo com o Ministério da Saúde, existem quatro tipos de centros no Brasil, organizados pelas modalidades de reabilitação que são atendidas. Pato Branco terá um CER IV, que vai trabalhar nas modalidades de reabilitação auditiva, física, intelectual e visual. Também está inclusa na estrutura uma oficina ortopédica.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, todo atendimento realizado no CER é realizado de forma articulada com os outros pontos de atenção da rede de atenção à saúde. O CER poderá também, em parceria com instituições de ensino e pesquisa, contribuir com o avanço e a produção de conhecimento e inovação tecnológica em reabilitação e ser polo de qualificação profissional.
A deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD-PR), que trabalhou pela habilitação junto ao Governo Federal, comemorou a conquista. Segundo ela, o CER vai beneficiar todo o Sudoeste.
“Esta é uma conquista para fecharmos o ano com chave de ouro. São poucos os centros de habilitação nível 4 no Estado do Paraná. Tenho certeza que este centro vai ajudar a levar a saúde mais perto das pessoas, beneficiando diretamente toda a região e diminuindo a necessidade dos pacientes precisarem ir para outros locais para fazer a reabilitação. Atualmente, os pacientes precisam ir para Cascavel ou para Curitiba”, afirmou Leandre.
O prefeito Robson Cantu também enalteceu o anúncio e lembrou que são poucos os Centros de Especialidades em Reabilitação no Brasil. “Vamos ter atendimento auditivo, físico, intelectual, visual e oficina ortopédica”, lembrou ele.
Atendimentos
Para a secretária Municipal de Saúde, Lilian Bradalise a implantação do CER no município “vai representar para a população da região um avanço muito grande na assistência em saúde.”
Lilian faz questão de destaca que mesmo estabelecido em Pato Branco, o CER será um centro regional, e mais, havendo pactuação, podendo ser expandido para o atendimento de municípios catarinenses.
Para pleitear o centro, a região e o Estado tiveram que fazer alterações nos respectivos planos de atendimento da pessoa com deficiência após amplos debates. “Foi um conjunto de ações que levaram o Ministério entender que este serviço é importante para a nossa região.”
A secretária também explica que, pelo fato do Centro de Especialidades em Reabilitação fazer parte das políticas públicas de atendimento da pessoa com deficiência. “É um público [parcela da população] que tem uma desassistência, que precisando do serviço são encaminhados para outros centros para fazer prótese, por exemplo”, comenta Lilian, lembrando que há nos últimos anos um aumento elevado dos diagnósticos de deficiência intelectual que também serão contemplados com o atendimento no centro.
Comentários estão fechados.