Pato Branco firma parceria com comitiva da Argentina

Pato Branco fortaleceu nesta semana sua relação com a cidade argentina de Eldorado, ao receber uma comitiva internacional composta por cerca de 20 representantes, incluindo autoridades governamentais, pesquisadores da Universidade Nacional de Misiones (UNaM) e membros do Instituto de Macroeconomia Circular (IMAC). A visita ocorreu entre os dias 5 e 6 de agosto, com foco na promoção de cooperação internacional em ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento regional.

O ponto alto da programação foi a visita ao Parque Tecnológico de Pato Branco, onde os visitantes conheceram de perto o ecossistema de inovação local, que reúne startups, centros de pesquisa e programas de fomento ao empreendedorismo. A estrutura do parque, bem como seu modelo de governança tripartite – envolvendo poder público, universidades e setor produtivo – foi destacada como exemplo a ser replicado.

Argentina busca inspiração no modelo de inovação de Pato Branco

A deputada estadual da Província de Misiones, na Argentina, Carolina Butvilofsky, elogiou o modelo adotado por Pato Branco:

“Viemos com propostas concretas, mas também com muita vontade de ouvir e aprender. Pato Branco é um exemplo de cidade eficiente e inovadora. Queremos adaptar ideias daqui para fortalecer a biodiversidade e o agronegócio da nossa região.”

Para a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosiclei Caldato Dalagnol, a visita reafirma os laços entre os dois países e aprofunda as ações conjuntas:

“Temos jovens argentinos incubando projetos em nosso parque tecnológico. Agora, com essa carta de intenções, avançamos para uma cooperação mais estruturada entre instituições de ensino, centros de pesquisa e empresas.”

Carta de Intenções firma compromisso binacional

Durante a tarde de terça-feira (5), as instituições formalizaram o compromisso com a assinatura da Carta de Intenções de Cooperação Internacional, envolvendo:

  • Município de Pato Branco (PR – Brasil)
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • IDR-Paraná – IAPAR-EMATER
  • Câmara de Representantes da Província de Misiones (ARG)
  • Universidade Nacional de Misiones (UNaM)
  • Agência para o Desenvolvimento Econômico de Eldorado (AGEDEL)
  • Instituto de Macroeconomia Circular (IMAC)
  • Município de Eldorado (ARG)

O documento prevê ações conjuntas em pesquisa aplicada, intercâmbio de conhecimento, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo, com base em princípios de inovação sustentável e integração regional no contexto do Mercosul.

Visitas técnicas ampliam o diálogo regional

Além do Parque Tecnológico, a agenda incluiu uma visita à UTFPR, com foco nos laboratórios ligados ao agronegócio e engenharia aplicada, e uma reunião no IDR-Paraná – Polo de Pesquisa e Inovação de Pato Branco, onde foram mapeadas demandas e oportunidades para ações futuras conjuntas.

O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, reforçou a visão de longo prazo da parceria:

“Queremos que Pato Branco seja um elo entre os ecossistemas tecnológicos da América do Sul. Temos condições para abrigar projetos binacionais, especialmente nas áreas de software, agroinovação e sustentabilidade.”

você pode gostar também

Comentários estão fechados.