Redação com assessoria
Iniciativa do Sebrae/PR e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), cinco municípios da região — Dois Vizinhos, Palmas, Pato Branco, Francisco Beltrão e Realeza — receberam no período de 14 a 20 deste mês o Programa de Inovação para Negócios Tradicionais.
A ação que foi direcionada a empresas que cumpriram critérios técnicos como: cultura inovadora, tecnologia, produtividade, redução de custos, experiência do cliente, mercado atual e novos mercados. As empresas passarão ainda por workshops de design sprint (metodologia para prototipação de novas ideias) até serem selecionadas pela equipe técnica do Sebrae.
As empresas que participaram do projeto passam a ser acompanhadas pelos
Agentes Locais de Inovação (ALI), voltado à prática da inovação. No total, participarão do programa 75 negócios até o final de 2023 e outros 75 até julho de 2024, somando 150 participantes.
De acordo com o gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, o projeto é uma forma de trabalhar a inovação no ambiente dos negócios considerados tradicionais.
“O programa vem para desmistificar que a inovação é algo caro, que só abrange determinados tipos de negócios e que requer, necessariamente, a tecnologia. Podemos inovar de diversas formas, através de processos, de serviços ou novos produtos, por exemplo. É uma oportunidade de as empresas tradicionais se desenvolverem na prática da inovação”, avalia Cesar.
Para o presidente da Cacispar, Edilberto Minski, o projeto vem para apresentar novas formas de fortalecer as empresas.
“Nossa expectativa com o projeto é proporcionar um diferencial de atuação para as empresas do chamado mercado tradicional. Os especialistas do Sebrae atuarão nos ambientes de negócio, dentro das empresas, validando os processos com os gestores”, acrescenta Minski.
Comentários estão fechados.