Com o objetivo de reduzir o tempo de coleta do lixo orgânico e reduzir os impactos visuais causados pelo lixo na região central, o município de Pato Branco, através da Secretaria de Meio Ambiente, deverá implantar em novembro 140 contêineres para destinação de lixo orgânico.
O município implantou em dezembro de 2021, cinco contêineres para testes, em pontos da Avenida Tupi, rua Caramuru, rua Oswaldo Aranha e rua Tapir, e que permanecem em funcionamento até o momento.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Vitor Debastiani Valer, foi realizado um período de teste e estudo averiguar os benefícios e funcionamento dos contêineres no município. “O estudo tem como elemento norteador os contêineres de recicláveis, os quais já se encontram em funcionamento no município”, aponta.
Entre as vantagens observadas no período de teste está a eficiência do sistema de coleta, “uma vez que com a coleta mecanizada será possível reduzir o número de servidores e também reduzir os impactos visuais causados pelo lixo na região central”.
O secretário destaca que foi verificado durante o período uma significativa redução no tempo de coleta, sendo que a coleta manual leva cerca de 15 minutos, enquanto a coleta em contêineres foi reduzida para 3 minutos.
A implantação dos novos contêineres vai ocorrer, em primeiro momento, apenas no perímetro central de Pato Branco, na rua Paraná, Avenida Tupi e Nereu Ramos, formando um triângulo central.
Segundo Vitor, “é importante ressaltar que após decorridos 15 dias da implantação e funcionamento, não será mais realizada coleta de forma manual, somente a coleta nos contêineres”.
Outra expectativa em relação a ampliação de contêineres pelo município é que haverá a diminuição de lixos nas ruas e também maior respeito aos coletores, pois não terão contato direto com o lixo durante a coleta.
“Outro fator primordial diz respeito ao tempo da coleta, pois com a implantação destes, vamos conseguir otimizar o tempo, reduzir a mão de obra e aumentar os dias de coleta em relação a demanda de tempo otimizada”, afirma.
Os custos deverão ser mais reduzidos com a coleta mecanizada. Vitor aponta que atualmente a coleta de orgânicos demanda 13 motoristas e 26 garis, sendo que poderá ser reduzido para 6 motoristas e 12 garis.
Recicláveis
Atualmente o município conta com 535 contêineres de recicláveis, sendo que há expectativa para a implantação de mais contêineres no futuro. “Está em fase de estudo e aquisição desses novos equipamentos”, afirma Vitor.