Pato Branco inicia oferta de implante contraceptivo

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu primeiro lote com 330 implantes contraceptivos subdérmicos para mulheres de 14 a 49 anos com indicação clínica. Profissionais locais participaram de capacitação promovida pelo Ministério da Saúde, com representantes municipais e da 7ª Regional de Saúde.

A enfermeira Kelly Cristine Wolf Defaveri, coordenadora da Rede Materno Infantil, anunciou descentralização do serviço para Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Rede Materno Infantil, maternidade no pós-parto, COAS, CAPS e CAPSi.

Enquanto capacitação das UBSs inicia em janeiro de 2026 com 7ª Regional e Sesa-PR, inserções centralizam inicialmente na Rede Materno Infantil Mãe Pato-branquense.

Mulheres buscam ESF para avaliação e encaminhamento ao implante

Interessadas procuram Estratégia Saúde da Família (ESF) nas UBSs de referência para avaliação multiprofissional, verificação de indicações e contraindicações. Encaminhamento segue para inserção aprovada.

No pós-parto, mulheres informam desejo no pré-natal para avaliação médica e inserção imediata na maternidade.

O Implanon NXT, contraceptivo reversível de longa duração (LARC) com etonogestrel, oferece eficácia por até três anos e retorno rápido da fertilidade.

Método reduz falhas de anticoncepcionais diários ou mensais, custando R$ 2 mil a R$ 4 mil no privado, agora gratuito no SUS.

Último dia para inscrições no PSS da Prefeitura de Pato Branco

Portarias MS ampliam planejamento reprodutivo contra gestações não intencionais

Portarias MS nº 47 e 48, de 8 de julho de 2025, incorporam implante ao SUS com 500 mil unidades em 2025 e 1,8 milhão até 2026. Iniciativa representa salto no planejamento reprodutivo estadual, combatendo gestações não intencionais com estratégia altamente eficaz.