A Prefeitura de Pato Branco inicia na terça-feira (9) a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para gestantes a partir de 28 semanas de gestação.
O serviço estará disponível na Sala de Vacinas Central e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), protegendo recém-nascidos nos primeiros seis meses contra bronquiolite e pneumonia, principais complicações do VSR em bebês.
As doses chegam sexta-feira (5) via 7ª Regional de Saúde. Gestantes levam caderneta de gestante ou exame comprovatório, documento com foto e carteirinha de vacinação.
A vacina transfere anticorpos pela placenta, reduzindo risco de infecções graves em até 81,8% nos primeiros 90 dias de vida do bebê.
VSR causa sintomas graves em recém-nascidos
O VSR atinge quase 100% das crianças até dois anos, causando resfriados leves na maioria, mas bronquiolite grave em bebês prematuros ou menores de seis meses, com chiado respiratório, falta de ar e internações frequentes.
PatoBots: 10 troféus no 5º Summit Nacional de Robótica
O Ministério da Saúde incorporou o imunizante em julho de 2025 (Portarias MS nº 47/48), distribuindo 500 mil doses em 2025 e 1,8 milhão até 2026, dose única por gestação sem limite de idade materna.
Em 2025, o Paraná organiza vacinação para 138 mil gestantes aptas, meta nacional de 80% do público-alvo para prevenir 28 mil internações anuais. Vacina aplica-se simultaneamente a influenza e covid-19.






