Visando combater a chamada pobreza menstrual, a Prefeitura de Pato Branco lançou o Programa Dignidade Menstrual. O programa, que começou a ser implementado recentemente, tem como objetivo distribuir gratuitamente absorventes íntimos a adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, que tenham útero ativo.
A dificuldade econômica que muitas mulheres enfrentam para ter acesso a produtos básicos de higiene, como absorventes, pode afetar seriamente a saúde delas. Além disso, a falta desses itens essenciais inibe a liberdade de ir e vir das mulheres, prejudicando a autoconfiança, o bem-estar social e a saúde física.
Aqueles que se qualificam conforme os critérios da Lei Municipal n° 5.943, de 07 de julho de 2022, poderão receber dois pacotes mensais de absorventes. Os produtos estarão disponíveis em escolas municipais, colégios estaduais e unidades básicas de saúde. Além disso, as mulheres registradas no CadÚnico, também nos critérios estabelecidos pela Lei, serão beneficiadas.
“A distribuição dos absorventes impacta diretamente na qualidade de vida das mulheres com útero ativo, tanto no ambiente profissional quanto no ambiente escolar, diminuindo a evasão e conferindo dignidade a essas mulheres. Estamos atendendo a uma necessidade real que afeta o dia a dia da nossa sociedade”, destacou a vice-prefeita de Pato Branco, Angela Padoan.
Comentários estão fechados.