Pato Branco mantém baixa taxa de covid-19

Devido a nova variante do vírus da covid-19 em circulação, conhecida por BQ.1, a Prefeitura de Pato Branco, através da equipe de epidemiologia, volta a emitir boletins de infectados pelo vírus diariamente para melhor monitoramento.

De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (11), 37 exames foram liberados e apenas 1 caso de covid-19 foi confirmado, totalizando 14 casos ativos no município atualmente.

Atualmente não há paciente internado em casa hospitalar em decorrência da covid. O mês de novembro aponta, até o momento, taxa de positivados em 2,40%.

Pato Branco registrou, desde o início da pandemia, 27.093 casos da covid-19 e 325 óbitos. O mês com maior número de casos foi registrado em 2022, no mês de janeiro, quando 5.457 pessoas foram infectadas pela covid-19, elevando a taxa de positivados à 42,2%.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tatiany Zierhut, o município se encontra com um número muito baixo de casos confirmados, com taxa de transmissão em 0,02%, sendo que até o presente momento, não foi identificado casos suspeitos ou confirmados da nova variante no município.

Essa variante é da família ômicron, portanto, ela é uma variante transmissível. Estamos acompanhando a evolução e agravo no município”, afirma.

A coordenadora aponta que as medidas não farmacológicas, como é o caso de máscaras de proteção, higienização das mãos e uso de álcool em gel, devem ser mantidas para os pacientes com sintomas respiratórios, como forma de prevenção.

Preocupação

Uma nova variante da covid-19 vem causando preocupação nos órgãos de saúde. Já registrada no Brasil, a variante BQ.1 é uma das mais recentes, da sublinhagem de BA.5, da Ômicron, que carrega mutações em pontos importantes do vírus.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a estrutura do vírus possibilita uma grande capacidade de modificação e, desde o início da pandemia, a covid-19 vem evoluindo e dando origem a diversas linhagens.

Vacinação

Com o intuito de aumentar o alcance vacinal em Pato Branco, a Secretaria de Saúde divulgou novas datas para a vacinação da covid-19.

A terceira dose será aplicado na quarta (16) e quinta-feira (17), em adolescentes de 12 anos completos a 17 anos completos, população acima de 18 anos e gestantes e puérperas. Para receber a vacina, é necessário ter completado o esquema vacinal há 4 meses.

A quarta dose também estará disponível nos dias 16 e 17 de novembro, para pessoas com 18 anos ou mais, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 12 anos. Os interessados em receber o imunizante devem ter tomado a terceira dose há 4 meses.

A dose 3 e a dose 4 estarão disponíveis na Sala de Vacina Central, das 7h30 às 17h30; e nas salas de vacina dos bairros, das 13h às 16h. A terceira dose para adolescentes e gestantes estará disponível apenas na Sala de Vacina Central.

A população que ainda não tomou a primeiro ou segunda dose do imunizante, pode receber a vacina na próxima quinta-feira (17), das 7h30 às 13h, na Sala de Vacina Central. A repescagem é destinada para crianças com 3 anos completos à 11 anos; adolescentes; adultos; e idosos.

A Secretaria de Saúde recomenda que a população aguarde um intervalo de 30 dias para a vacinação em caso de diagnóstico de covid-19. Pessoas com sintomas respiratórios também devem aguardar a resolução do quadro para a vacinação.

você pode gostar também
Deixe uma resposta