Iniciar o ano com o emprego novo. Metas de muitos brasileiros, e possibilidade garantida pelas vagas disponibilizadas nas Agências do Trabalhador. Em Pato Branco, o gerente da Agência do Trabalhador Fabrício Preis de Mello afirma que o mês de janeiro, aquece a economia do município. Estão disponíveis aqui, 235 vagas de emprego, com destaque para os setores da indústria, agroindústria e serviços. No Paraná, a vaga mais ofertada no início de 2023 é para linha de produção e ao todo, 11,9 mil vagas são disponibilizadas. O Brasil, no último ano gerou 135,5 mil empregos com carteira assinada, segundo divulgação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os dados são menores do que em 2021, e eram esperados pelos especialistas pela estabilização de empregos no período de crescimento pós-pandemia.
“Iniciamos o mês de janeiro com a economia de Pato Branco aquecida. Nossas principais indústrias estão abrindo novas linhas de produção, somado também ao anúncio recente de ampliação da capacidade de produção agroindustrial, que impactará no aumento do PIB”, é o que afirma Fabrício, quanto às expectativas para o emprego no ano de 2023.
O município inclusive, na última divulgação do Caged teve um saldo positivo de 45 admissões. Para o gerente da Agência do Trabalhador, o resultado pode ser observado com tranquilidade. “Registramos neste período saldo positivo. No momento que houve uma leve desaceleração na indústria, o setor de serviços e comércio alavancou novos postos de trabalho, com as empresas de pequeno e médio porte. Pato Branco superou a pandemia devido ao potencial de nossas empresas, que apostaram em investir, contratar e estão hoje colhendo os resultados. O setor de gastronomia é um exemplo, onde diariamente vemos restaurantes sempre bem movimentados, demandando muita mão de obra”, explica Fabrício.
Uma estratégia que pode alavancar os números e garantir o sucesso do planejamento da Agência do Trabalhador em Pato Branco para o novo ano, é a disseminação de postos avançados pela cidade. O Posto Avançado do Ceu das Artes foi habilitado no início do ano passado e outro deve ser instalado no Zona Norte da cidade em 2023, segundo Fabrício. “Isso facilita o acesso dos trabalhadores, aproximando os departamentos de recursos humanos da comunidade da zona Sul e zona Norte, bem como levando cursos de capacitação”.
O recurso Humano
A mão de obra qualificada. Tão desejada pelo empregador e ao mesmo tempo, escassa no mercado. Dados de uma pesquisa realizada pelo Sebrae com 600 fábricas do país, concluiu que 60% delas têm a intenção de aumentar o quadro de funcionários. Porém, 56% não conseguem ao esbarrar no “Pé de Aquiles” dos recursos humanos. A qualificação, que muitas vezes, custa a permanência em uma vaga de emprego, e por consequência, o sucesso ou fracasso dos projetos de crescimento de uma organização. Para Fabrício, a rotatividade nas empresas pode ser combatida de diversas formas. “Os trabalhadores muitas vezes buscam o imediatismo, mas é necessário sempre buscar capacitação, pois naturalmente você irá conquistar seu espaço dentro da empresa. Visando reter o colaborador, presenciamos em 2021 muitas empresas ampliando benefícios, com melhorias no salário e flexibilidade de horários”, comenta. A capacitação ou busca dela, é o que diferencia o empregado. Na conta, muitas vezes do empregador, está o disponibilizar senão a oportunidade, o tempo para tal. Uma das alternativas de capacitação da mão de obra no Paraná, é o recém-lançado programa Qualifica Paraná, que na primeira edição em novembro de 2022, ofertou 420 vagas. Outras opções são ações promovidas pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), como o projeto Carretas do Conhecimento e o programa Recomeça Paraná. Em Pato Branco, Fabrício também destaca o programa Qualifica Pato Branco, que em dezembro do ano passado formou com certificado de formação profissional 43 alunos nas áreas de Mestre Obras, Torneiro Mecânico, Manutenção em Refrigeração Comercial, Câmaras Frias e Câmaras Frigoríficas. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Senai-PR. “Nesse ano daremos continuidade nos cursos pelo Qualifica PB, que lançará uma nova plataforma de cursos on-line. Também iremos ouvir nossos empresários, para atendermos a demanda”, afirma Fabrício.
Outra facilidade ofertada pela Agência do Trabalhador adiantada pelo seu gerente, é um treinamento que será ofertado agora no início do ano. É importante também o candidato às vagas estar de porte de seus documentos atualizados. “A Agência já está iniciando o ano com treinamento sobre Comunicação Pessoal, que auxilia o candidato no momento da entrevista de emprego. Além disso, é necessário o candidato possuir toda documentação, como: CPF; RG; Carteira de Trabalho Digital; Carteira de Reservista e Carteira de Vacinação em dia”.
A Agência do Trabalhador em Pato Branco fica na Travessa Santo Colla, 102, na Baixada Industrial, e o telefone disponível é o 3272-1450. Para Fabrício, o que mantém um trabalhador em seu posto não pode ser apenas o salário. Ao utilizar uma frase do filósofo Mário Sérgio Cortella, ele afirma que há necessidade de se reconhecer “a finalidade positiva do que faz, do reconhecimento que obtém, do bem-estar que sente quando o seu trabalho é valorizado e se percebe ali a possibilidade de futuro conjunto”, finaliza.
Comentários estão fechados.