Pato Branco promove uso de plantas medicinais com apoio da Itaipu

A Prefeitura de Pato Branco promoveu, na tarde de terça-feira (14), uma atividade voltada à valorização e disseminação do uso de plantas medicinais por meio do projeto Plante e Colha Saúde. O encontro reuniu agricultores familiares, feirantes, agentes comunitários de saúde, usuários do CRAS, profissionais da área da saúde e a população em geral no CTG Carreteando a Saudade.

A iniciativa faz parte de uma ação conjunta entre o município, a organização Sustentec e a Itaipu Binacional, dentro do escopo do Programa Itaipu Mais que Energia, que integra geração de energia a ações de responsabilidade social e ambiental. O projeto também está alinhado ao Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, coordenado pelo Governo Federal.

O curso inicial tratou da utilização prática e dos benefícios das plantas medicinais no cotidiano, valorizando o conhecimento tradicional e popular repassado de geração em geração. A proposta é, ao longo do projeto, capacitar profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) para que possam orientar a população durante os atendimentos, incentivando o uso responsável e seguro dessas plantas.

A nutricionista Adriana Honaiser Favero, da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltou que o uso consciente de plantas medicinais pode, a longo prazo, reduzir a necessidade de medicamentos convencionais. “Além dos possíveis efeitos colaterais, esses medicamentos geram impactos ambientais com o descarte de embalagens e sobras que não são utilizadas”, afirmou.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.