A Secretaria de Saúde de Pato Branco, realizará no próximo sábado (20) uma ação para coleta de medicamentos em desuso ou que estão vencidos. O evento está programado para acontecer entre as 9h e 12h, na praça Presidente Vargas. A ação tem como objetivo evitar o descarte incorreto de medicamentos e orientar a população sobre o uso dos produtos, promovendo um tratamento eficaz para todos.
Programa de orientação
Além da ação programada para o próximo sábado, o Município implantou o Cuidado Farmacêutico, onde os profissionais realizaram um curso em 2022 e, no ano seguinte, passaram a realizar os atendimentos com a população.
Ainda em fase de avaliação e experimento, o programa estará em fase de implantação até novembro deste ano.
De acordo com o farmacêutico Vitório Antonio Petkowicz, que atende no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I) e também realiza visitas em domicílio no bairro Industrial, a consulta farmacêutica é o atendimento aos pacientes, familiares e cuidadores, com a finalidade de obter melhores resultados com a farmacoterapia, promover o uso correto do medicamento e garantir a disponibilidade a acesso a eles.
Durante a consulta, o profissional conta que é disponibilizado um plano de cuidados farmacêuticos para os pacientes que usam inúmeros medicamentos contínuos, informando para que ser o produto, o princípio ativo, modo de usar, como guardar, para que é indicado e a diferença entre eles.
“O público-alvo dos atendimentos são usuários que utilizam vários medicamentos simultaneamente, geralmente acima de cinco, que tem problemas de adesão por qualquer motivo ou risco de idade”, explica.
Nas consultas em domicílio, realizadas quando há orientação por parte do médico, o farmacêutico verifica toda a medicação do paciente, como é armazenado e tenta organizar todos eles. “O excedente que tem na casa a gente procura recolher e levamos para incineração, já que na maioria das casas tem muitos medicamentos vencidos ou que foram retirados sem necessidade”, comenta, ao destacar que há um desperdício muito grande e quem paga pelos medicamentos é a população.
Alto número de medicamentos descartados
Vitório afirma que atende, em média, oito pacientes por dia, já que o programa ainda está em fase de adaptação. Porém, “o objetivo da Secretaria de Saúde é que os farmacêuticos passam a fazer esse tipo de atendimento, deixando a entrega dos medicamentos para outro pessoal”.
Segundo o farmacêutico, o município descarta em torno de 70 quilos de medicamentos vencidos ou em desuso por quinzena. Para ele, o valor é muito alto, já que antes da incineração, os medicamentos são retirados de suas embalagens.
Como descartar
Além da ação que será realizada no sábado, Vitória aponta que a população deve realizar o descarte apropriado de medicamentos em outros momentos através das Farmácias do município na Zona Sul, Zona Norte ou Centro.
“A gente orienta a população para que juntem tudo o que não é usado em casa e leve na unidade de farmácia mais próximo. Lá tem locais apropriados para isso. É só chegar lá e deixar, não precisa falar com ninguém”, explica.
O farmacêutico destaca, ainda, o quão prejudicial é o descarte incorreto dos medicamentos que, quando jogados no lixo comum, ficam circulando pelo município.
“A campanha do sábado será para o descarte de medicamentos que não são usados ou que estão vencidos, para que não sejam descartados no lixo comum. Todo o medicamento será entregue para uma empresa que fará a incineração dos mesmos”, conclui.
Comentários estão fechados.