Pato Branco realiza ações no combate a Dengue no Gralha Azul

Nesta quarta-feira (5), a Prefeitura de Pato Branco, realizou um mutirão de limpeza no bairro Gralha Azul como parte da luta contra a dengue e outras arboviroses. A ação, que envolveu as Secretarias Municipais de Saúde e do Meio Ambiente, concentrou-se na remoção de entulhos e na conscientização dos moradores sobre a importância da prevenção.

A iniciativa da Prefeitura foi recebida com entusiasmo pelos moradores do Gralha Azul. Dona Terezinha Christofoli, residente do bairro há 26 anos, expressou sua gratidão pela ação de limpeza, ressaltando a necessidade de medidas como essa para combater o acúmulo de lixo.

Da mesma forma, o senhor Máximo Luiz Lourenço, um dos primeiros moradores do bairro e ex-presidente da associação de moradores, elogiou a iniciativa da Prefeitura e enfatizou a importância da colaboração de todos na luta contra o mosquito Aedes aegypti.

Segundo Juliano Santos, coordenador do Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, o Gralha Azul foi identificado como o bairro com o maior índice de infestação do mosquito transmissor da dengue.

“Através do levantamento de índice larvário, realizado pelos agentes de endemias, foram identificados os bairros onde existe a maior probabilidade de risco de circulação de arboviroses. O Gralha Azul é um dos bairros onde há maior índice de infestação”, explicou Santos.

Leia também

Alunos da rede municipal de Pato Branco retornam às aulas

Diante desse cenário, a Prefeitura mobilizou equipes e recursos para realizar o mutirão de limpeza no Gralha Azul. Caminhões e pás carregadeiras foram utilizados para recolher os entulhos descartados pelos moradores, enquanto agentes de saúde orientaram a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Situação Epidemiológica Preocupante

De acordo com Tatiany Zierhut, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, o município de Pato Branco já registrou 700 notificações de dengue neste ano epidemiológico, com três casos confirmados da doença.

“Neste mês de janeiro, foram 145 casos notificados, com pacientes que apresentaram os sinais sugestivos da dengue, e dois deles já foram confirmados, sendo um caso importado e outro autóctone. Também temos um caso confirmado de Chikungunya, que é de um residente do bairro Planalto”, informou Zierhut.

O mutirão de combate à dengue no Gralha Azul é apenas o começo de uma série de ações que serão realizadas pela Prefeitura de Pato Branco nos próximos dias. O objetivo é intensificar a luta contra o mosquito Aedes aegypti e reduzir o risco de transmissão da dengue e outras arboviroses no município.


Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.