Pato Branco realiza Caminhada do Meio-Dia contra feminicídio

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, realizou nesta terça-feira (22) a 3ª edição da Caminhada do Meio-Dia, uma mobilização pública de conscientização e combate ao feminicídio e às diversas formas de violência contra mulheres. A ação reuniu dezenas de participantes em um ato simbólico pelas ruas centrais da cidade.

A iniciativa faz parte da campanha estadual coordenada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), do Governo do Paraná, e foi realizada de forma simultânea em 138 municípios paranaenses. Em Pato Branco, a caminhada contou com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres e da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal.

Caminhada reuniu comunidade no centro da cidade

A concentração começou às 11h15, na Praça Presidente Vargas, em frente à Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Pontualmente ao meio-dia, os participantes iniciaram o percurso, seguindo pela Rua Tocantins, descendo pela Rua Araribóia, passando em frente à Prefeitura Municipal, pela Rua Caramuru e retornando à Praça. Como forma de simbolizar a paz, todos foram convidados a vestir roupas brancas.

A caminhada também marcou o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei nº 19.873/2019, em memória da advogada Tatiane Spitzner, vítima de feminicídio aos 29 anos, em 2018, no município de Guarapuava (PR).

Mobilização por equidade e respeito

Durante o evento, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Maria Cristina Hamera, reforçou o papel da sociedade no enfrentamento da violência de gênero:

“Cada passo dado hoje representa um posicionamento claro da sociedade contra a violência de gênero. É fundamental que todos, mulheres e homens, estejam juntos nessa luta pela vida, pelo respeito e pela equidade. Precisamos continuar falando, denunciando e agindo.”

A Caminhada do Meio-Dia integra as ações estratégicas do município voltadas à promoção de direitos, prevenção da violência e fortalecimento das políticas públicas para as mulheres.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.