Pato Branco realiza programação contra a violência em crianças e adolescentes

O município de Pato Branco realiza, ao longo de maio, a campanha de conscientização de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Com o tema “Faça Bonito”, o objetivo da ação é conscientizar a população para estar atentos aos sinais de violência contra crianças e adolescentes, sejam elas físicas, psicológicas ou de negligência.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Helena Ribas, os sinais passados pelos menores e que devem servir de atenção para os adultos são, em caso de violência física, hematomas, fraturas, tentativa de ocultar lesões, fugas constantes de casa e outros; no caso de violência psicológica, alguns sinais podem ser a baixa autoestima, agressividade, passividade, isolamento e insegurança; e nos casos de negligência, são comuns os acidentes frequentes, abandono e ausência de cuidados com a saúde e alimentação, por exemplo.

O tema escolhido para esse ano, segundo a secretária de assistência social, Luana Varaschim Perin, tem como objetivo romper com o ciclo da violência, para ajudar meninos e meninas que estão sofrendo abuso sexual, físico, psicológico e até mesmo negligência.

“Visamos a conscientização, para que todos façam a sua parte, entendendo alguns passos do fluxo de atendimento dos casos, mobilizando, articulando e participando ativamente da Rede de Proteção, visando romper com o ciclo da violência”, afirma.

Outro ponto destacado por Luana é que a Rede de Proteção é composta por todos os órgãos, serviços e autoridades corresponsáveis pelo atendimento da criança e do adolescente que articulam recursos e ações. “A sociedade em geral, o cidadão comum, não participa diretamente da Rede de Proteção, mas pode auxiliar na identificação de situações de violência e denunciar”.

Programação

O Dia D da campanha Faça Bonito acontecerá em 18 de maio, no entanto, o chefe da Proteção Social Especial, Renato Gardasz, explica que ao longo do ano há diversos profissionais realizando atendimento para denúncias recebidas, como o Conselho Tutelar, o CREAS e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA).

Para que o assunto chegue ao maior número de pessoas possível no município, o mês de maio será marcado pela divulgação de informações em mídias sociais, visitação de profissionais em escolas para abordar o tema e faixas com informações nos locais estratégicos da cidade, com isso, a pasta acredita que a população terá maior conhecimento sobre a importância de prestar atenção nos sinais e proteger as crianças e adolescentes da comunidade.

No dia 17 de maio, a Assistência Social do município realizará uma live no perfil @assistenciasocialpb, com a presença da ex-chefe do Departamento de Políticas para Criança e Adolescente e também ex-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) para abordar o assunto.

No dia D, 18 de maio, será realizada uma blitz informativa com o objetivo de mobilizar a sociedade e a importância de denunciar para romper o ciclo de violência. De acordo com Gardasz, outras programações devem ser divulgadas ao longo da próxima semana.

É importante lembrar que todas as formas de violência, especialmente a violência sexual, afetam de forma traumática o crescimento saudável de crianças e adolescentes, incindindo no desenvolvimento social e também de direitos humanos do país. Por isso, a Constituição Federal garante a proteção dos direitos desses indivíduos, colocando a responsabilidade sob toda a sociedade, família, comunidade e Estado.

Caso o cidadão identifique uma situação de violência, deve denunciar através do Disque Denúncia, no 181, ou acionar o Conselho Tutelar, no (46) 9 9108-8784 ou (46) 3220-6085.

você pode gostar também
Deixe uma resposta