Pato Branco foi reconhecida com o prêmio Selo CSC Govtech Ouro, concedido pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a EXXAS. A premiação, dividida em quatro categorias, reconheceu o município pelas práticas exemplares de governança em seus ecossistemas de inovação. Além de Pato Branco, apenas mais três capitais brasileiras receberam o Selo Ouro: Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Natal (RN).
O Selo CSC Govtech reconhece as cidades que se destacam em práticas voltadas à governança e resultados sustentáveis em seus ecossistemas de inovação. A premiação visa incentivar a melhoria na gestão dos municípios, promovendo transparência e desenvolvimento urbano.
Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR, destacou a importância do prêmio, que ratifica um trabalho iniciado há 11 anos com a criação do Conselho Municipal de Inovação. “Um fator importante foi a metodologia ELI [Ecossistema Local de Inovação], que possibilitou a estruturação de práticas que vêm contribuindo para a consolidação dos conselhos municipais de inovação, através de métricas, resultados, indicadores e evidências,” afirmou Ferreira.
Francisco Grezzana, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, ressaltou que a conquista do Selo Ouro é resultado de um trabalho conjunto, liderado pelo Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, que envolve diversas instituições, como o Sistema S, universidades, setor público e privado. “É a partir desta atuação conjunta que fomentamos um ecossistema de inovação local fortalecido, consolidando um ambiente jurídico adequado e uma infraestrutura tecnológica que nos permite alinhar os caminhos da ciência e tecnologia no município, sempre pensando no futuro e na inovação como algo fundamental para a cidade,” destacou Grezzana.
Um exemplo do compromisso de Pato Branco com a inovação é o Centro de Cidadania, que, sob a gestão de Katia Bertol, tornou-se um espaço de formação para a população, oferecendo desde informática básica até introdução à programação.
Outro destaque na área de inovação é a Inventum 2024, que ocorrerá de 5 a 9 de junho, considerada o maior evento multissetorial de inovação do Paraná. O Sebrae/PR participará com uma programação abrangente.
Os municípios foram avaliados com base em cinco eixos temáticos: políticas e estratégias de inovação; participação e colaboração das hélices (governo, instituições de ensino, empresas, sociedade civil e meio ambiente); transparência e acesso à informação; cultura de inovação; e ambiente e resultados de inovação.
Além de Pato Branco e Curitiba, que receberam o Selo CSC Govtech Ouro, as cidades de Apucarana, Assai, Cascavel, Londrina e Maringá foram agraciadas com o Selo Prata, enquanto Rolândia recebeu o Selo Aspirante.
Comentários estão fechados.