No início da tarde desta segunda-feira (31), como anunciado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), chegou a Pato Branco o lote com 1.170 doses de imunizantes da Pfizer/BioNTech.
As doses ficarão armazenadas no freezer da Secretaria Municipal de Saúde, em temperatura de 2ºC a 8º C e devem ser aplicadas em até cinco dias, um dos pré-requisitos da Sesa para que Pato Branco e outros 20 municípios recebessem os imunizantes neste momento.
Os imunizantes integram a 21ª remessa de vacinas do Ministério da Saúde, e são destinadas a grupos prioritários, pessoas com comormidades e deficiências permanentes.
A coordenador do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein, pontua que a nova remessa representa a possibilidade de vacinar mais pessoas. “Estávamos com uma dificuldade de recebimento [dos imunizantes], cada semana chega um pouco, então, com a vinda da Pfizer vamos conseguir vacinar mais pessoas”, disse destacando ainda o fator de proteção da vacina que é de aproximadamente 94%.
Emanoeli afirma que o mais importante é desenvolver a ação de vacinação, sem perder dose, assim um cronograma vacinal foi estabelecido para esta semana, levando em conta também o fato do recebimento de 940 da Covishield Covid, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca/Universidade de Oxford.
Cronograma de vacinação da semana
Terça-feira (1º): Trabalhadores da educação
Todos os professores e funcionários de escolas públicas e privadas do Ensino Básico (creche e pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e EJA) acima de 40 anos; Trabalhadores da assistência social atuantes no Cras, Creas, casas/unidades de acolhimento, também com mais de 40 anos.
Local: Largo da Liberdade, das 17h até as 18h30.
Quarta-feira (2): Forças de Segurança e Salvamento
Para este grupo, o critério utilizado será a listagem encaminhada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná (Sesp), — o município vacinará conforme os nomes contemplados nesta lista.
Local: Largo da Liberdade, das 17h às 18h30.
Quinta-feira (3): Pessoas com comorbidades e deficiências permanentes acima de 35 anos
Local: Parque de Exposições, das 8h30 às 12h. Já no período da tarde, das 13h às 16h30, serão imunizados pacientes com comorbidades e deficiências permanentes de 30 a 34 anos.
Sexta-feira (4): Pessoas com comorbidades e deficiências permanentes de 25 anos a 29 anos
Local: Parque de Exposições, das 8h30 às 12h.
A imunização dos grupos com comorbidades também ocorrerá nas Unidades de Saúde, a partir da próxima segunda-feira (7), das 13h30 às 16h30. Gestantes com 18 anos completos acima e com comorbidades devem agendar a vacinação pelo telefone número 46 98421 4088.