Pato Branco registra a temperatura mais baixa do ano

Dezoito municípios do estado atingem recordes de frio em 2024; Pato Branco chega a -0,8ºC

Pato Branco, localizado na região Sudoeste do Paraná, foi um dos dezoito municípios do estado que registraram o dia mais frio do ano nesta segunda-feira (26), com uma temperatura mínima de -0,8ºC. Este dado faz parte de um levantamento do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

Recordes de Frio no Paraná

Além de Pato Branco, outras cidades paranaenses também experimentaram temperaturas extremamente baixas. General Carneiro, na região Sul, atingiu a menor temperatura do estado, com -5ºC. Em Curitiba, os termômetros marcaram 2,4ºC. Cidades como Guaraqueçaba (3,1ºC), Guarapuava (-2,3ºC) e Cascavel (0,5ºC) também figuram entre as localidades com as temperaturas mais frias deste ano.

Entre os municípios que registraram o dia mais frio para o mês de agosto desde o início do monitoramento do Simepar, estão Guaratuba, Telêmaco Borba, Paranaguá e Santo Antônio da Platina.

Mudança Climática e Previsão do Tempo

O meteorologista William Romão, do Simepar, explicou que as baixas temperaturas registradas são consequência de um sistema de alta pressão anticiclônico sobre o Paraná. “Após uma semana com temperaturas acima da média para o inverno, retornamos a valores mais típicos da estação, com várias cidades registrando temperaturas abaixo de 0°C e ocorrências de geadas,” afirmou Romão.

Ele destacou ainda que as mudanças climáticas estão contribuindo para variações extremas de temperatura, o que deve se tornar mais comum nos próximos anos. A previsão é que, a partir de quarta-feira (28), o sistema de alta pressão se desloque para o oceano, permitindo uma elevação gradual das temperaturas em todo o estado.

Informações em Tempo Real e Alerta de Geada

O Simepar oferece informações atualizadas em tempo real sobre as condições climáticas no Paraná, acessíveis através do site oficial no quadro “Palavra do Meteorologista”. A previsão do tempo pode ser consultada para até 15 dias, por município e região, incluindo Pato Branco. Também estão disponíveis imagens de satélite, radar, e dados de telemetria.

Até o final do inverno, o Simepar disponibiliza previsões de geadas com até 72 horas de antecedência, categorizadas por intensidade (fraca, moderada ou forte). Estes avisos são fornecidos através do serviço “Alerta Geada,” em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). O serviço está disponível no aplicativo IDR Clima, no site do IDR-Paraná, e via WhatsApp.

LEIA MAIS

Cuidados em Caso de Geadas

O IDR-Paraná recomenda que, em caso de geadas, lavouras suscetíveis recebam cuidados preventivos. Em especial, cafeeiros com até dois anos de idade devem ser protegidos com palhada ou terra. Canteiros e estufas de hortaliças necessitam de aquecimento, irrigação ou cobertura, e mudas recém-plantadas de frutíferas e espécies florestais tropicais devem ser resguardadas. Granjas de aves e suínos também precisam ser aquecidas durante períodos de forte resfriamento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.