Pato Branco registra melhor saldo no ano na abertura de postos de trabalho

Mulheres representaram 87% das contratações formais no quarto mês de 2022

Pato Branco criou em abril, 280 novos empregos formais. O saldo foi apresentado com a divulgação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), pelo Ministério do Trabalho nessa segunda-feira (6). A revelação ocorreu após atrasos motivados por instabilidades técnicas, conforme o próprio ministério divulgou na semana passada.

O desempenho do quarto mês de 2022, é o melhor do ano, anteriormente o município tinha registrado saldo positivo em janeiro (85); fevereiro (245), já no mês de março, foram observadas mais demissões do que contratações, o que resultou no encolhimento de 92 postos de trabalho.

Assim, no acumulado do ano, Pato Branco tem saldo de 473 postos de trabalho.

Os números obtidos em abril, muito refletem as contratações feitas para a abertura do shopping, o que implica em dizer que em se tratando de atividades econômicas, o setor do comércio foi o que mais contratou, 191, seguido de serviços, 129. Ao mesmo tempo em que o encerramento das obras, resultou no término de 126 postos de trabalho da construção civil.

A indústria fechou o mês com 79 postos de trabalho aberto e a agropecuária sete.

Ainda no panorama mensal é possível observar que 87% das contratações, ou seja, 244 foram de mulheres e 36 de homens. A grande maioria dos trabalhadores, 205, contratados possuem Ensino Médio completo.

Com relação a faixa etária, mais da metade, 147, foram de pessoas de 18 a 24 anos, enquanto que 103 contratações correspondem a pessoas com até 17 anos. Por sua vez, os desligamentos tiveram saldo negativo com maior representatividade na faixa de 50 a 64 anos, quando foram encerrados 16 postos de trabalho.

Sudoeste

Mesmo com os índices favoráveis, Pato branco está distante de ocupar o primeiro lugar entre os 42 municípios da região na geração de emprego em 2022.

Quem segue liderando a lista é Francisco Beltrão, no acumulado do ano já são 1.203 postos criados, destes 331 somente em abril. O segundo melhor desempenho é de Palmas, que no ano contabiliza 536 contratações, mas que em abril, teve saldo negativo de 88 postos de trabalho fechados.

Na lista regional, Pato Branco é o terceiro, a frente de Dois Vizinhos que no ano tem 288 contratações de saldo e fechou abril com saldo positivo de 44.

Carteira de trabalho digital

Municípios com até 40 mil habitantes

A geração de emprego no Sudoeste também pode ser observada fora do prisma dos quatro maiores municípios da região.

Levando em conta municípios com população estimada entre 20 mil a 40 mil habitantes, o melhor desempenho no mês de abril foi de Clevelândia com saldo de 76 contratações. O município ainda lidera nesta faixa populacional o acumulado do ano de 2022 com saldo de 181 postos de trabalho formal aberto, e é o segundo colocado nos últimos 12 meses, com 350 de saldo.

Em abril, Chopinzinho, que lidera o ranking dos 12 meses com saldos de 438 postos de trabalho, teve 28 contratações, o que coloca o município em segundo também no acumulado do ano.

A terceira colocação no quadrimestre é ocupada por Mangueirinha que acumula, 113 postos de trabalho, mas que teve saldo negativo em abril (-2); que é seguida no período por Santo Antônio do Sudoeste com saldo de 69 nos quatro meses e registrou em abril 26 contratações. O ranking do quadrimestre é fechado por Coronel Vivida, com saldo de 66. O bom desempenho de Coronel Vivida na geração de emprego em 2021, deixa ainda o município de pouco mais de 20 mil habitantes em terceiro na avaliação dos últimos 12 meses.

Municípios com até 10 mil habitantes

Entre os municípios do Sudoeste com até 10 mil habitantes há uma grande variação na geração de empregos formais nos últimos meses. Mariópolis lidera no acumulado dos 12 meses com 117 postos de trabalho, no entanto, o bom desempenho registrado principalmente nos meses de 2021, não seguem se repetindo em 2022, e o município, não figura nem mesmo entre os cinco com melhor saldo nos quatro primeiros meses deste ano.

Segundo colocado na lista dos 12 meses, com 116 postos de trabalho, Saudade do Iguaçu lidera juntamente com Pinhal de São Bento, o ranking do quadrimestre com 47 contratações.

Em se tratando de mês de abril, Enéas Marques foi o município nesta faixa populacional que mais teve contratações, 22; seguido de Vitorino, 20 e Cruzeiro do Iguaçu, 16.

você pode gostar também
Deixe uma resposta