Desde a terça-feira (22) a vacinação contra a covid-19 estava suspensa na Sala de Vacinação Central em Pato Branco, o motivo, a falta de imunizantes. Contudo, até a manhã da quinta-feira (24), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros ainda era possível a aplicação da vacina. No entanto, não demorou as doses também chegaram ao fim, fazendo com que a coordenação do Programa Municipal de Imunização, anunciasse a suspensão da vacinação.
Contudo, na sexta-feira (25), contando com as remessas anunciadas para chegar na madrugada deste sábado (26), a Secretaria de Saúde de Pato Branco anunciou um novo cronograma de vacinação, que pela primeira vez via contar com imunizantes da Janssen, vacina desenvolvida pelo laboratório da Jhonson & Jhonson.
Segundo o que foi anunciado, serão 560 doses, — 550 destinadas a trabalhadores do transporte e dez para população de rua, que entram no Plano Estadual de Vacinação, que o Município vem seguindo, com o apontamento que integram o grupo com maior dificuldade de localização e por isso a aplicação da dose única.
Na mesma remessa ainda, 1.150 doses da CoronaVac e 990 da Pfizer, que permitirão a retomada do cronograma de vacinação por idade, como vinha ocorrendo no município.
“As vacinas são os únicos meios eficazes de contermos o avanço do vírus e, independente do laboratório, todas têm altas taxas de prevenção”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein. “É importante deixar claro que nenhuma vacina impede a pessoa em contrair a doença, mas impede o agravamento. Com certeza a ampliação da cobertura, atingindo agora pessoas de 49 anos ou mais, irá refletir nos números que temos acompanhado.”
Novo cronograma
A vacinação dos trabalhadores do transporte, o que inclui funcionários de empresas de transporte coletivo urbano e rodoviário, sejam eles motoristas, cobradores, fiscais, responsáveis por serviços administrativos, serviços gerias, ainda trabalhadores de empresas de transporte escolar, e caminhoneiros de cargas em rodovias, está prevista para o sábado das 14h às 16h30, no Parque de Exposições, em modelo drive-thru.
Não fazem parte deste público taxistas, trabalhadores de transportadoras (exceto o caminhoneiro responsável pelo transporte), motoristas de aplicativo e mototaxistas.
Além da documentação exigida de todos dos grupos, RG, CPF e comprovante de residência, é necessária a apresentação de documento que comprove o vínculo de trabalho.
Vacinação por idade
Já a vacinação por idade, será retomada na segunda-feira (28). Como o cronograma foi interrompido na faixa etária de 51 anos, será este o público contemplado, assim com as grávidas e puérperas nas salas de vacina dos bairros e também na sala de vacina central.
Por sua vez, na terça-feira (29), está agendado drive-thru no Parque de Exposições, das 9h às 12h. Neste dia, a vacina será estendida a pessoas de 49 e 50 anos, mais trabalhadores da saúde, educação e assistência social que não tenham recebido as doses anteriormente.
Sudoeste
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), 16.228 doses foram destinadas ao Sudoeste nesta remessa.
Somente para atender os municípios da microrregião de Pato Branco são 7.434 (2.730 CoronaVac, 1.500 Janssen e 3.204 Pfizer).
Na microrregião de Francisco Beltrão, são 8.794 (2.540 CoronaVac, 1.790 Janssen e 4.464 Pfizer).