Redação com assessoria
Faleceu no domingo (7), Laurinha Luiza Dall’Igna, aos 85 anos. Pioneira da educação das séries iniciais a universitária, Laurinha também foi vereadora em Pato Branco em duas legislaturas (1997 – 2000), quando foi eleita suplente, tomando posse em fevereiro de 1999 e (2021 – 2024), sendo que em 2022 desempenhou a função de 1ª secretária de Mesa Diretora.
Natural de Nova Bassano (RS), passou a residir no distrito de Bom Retiro, então Clevelândia, e que mais tarde passou a se chamar Pato Branco, em 23 de janeiro de 1943.
Laurinha estudou no Grupo Escolar Agostinho Pereira e no Instituto Nossa Senhora das Graças, além do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba. Também estudou na primeira turma de Normalistas da Escola Normal Dr. Xavier da Silva (Colégio das Irmãs), em Pato Branco, destinada a formação de professores para as séries iniciais. Já em 1973, concluiu sua formação em Filosofia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafi) de Palmas, cursou ainda Pedagogia com habilitação em Supervisão e Administração Escolar, formando-se no ano de 1981. Fez especialização em Educação, concluindo em 1985.
Dedicou 25 anos de sua vida ao magistério, sendo professora de crianças, jovens e adultos, enfrentando todas as dificuldades da época, principalmente, com a falta de estrutura. Laurinha atuou em todos os níveis de ensino, uma vez que também foi responsável para formação universitária, através dos cursos da Fundação de Ensino Superior de Pato Branco (Funesp), atualmente Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Foi secretária de Educação, na diretoria de Educação – Departamento de Ensino Primário; chefe do Setor Regional da Campanha Nacional de Alimentação Escolar do Ministério da Educação e do Desporto, Programa de Alimentação Escolar; membro da Diretoria Geral da APP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Paraná; também foi representante em Comissões Temáticas da Assembleia Legislativa do Paraná. Participou na confecção do Capítulo da Educação, por ocasião da elaboração da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988 – da Constituição do Estado do Paraná, de 5 de outubro de 1989 – e da Lei Orgânica Municipal, de 5 de abril de 1990.
Presidiu o Núcleo Sindical de Pato Branco da APP Sindicato e prestou concurso na Prefeitura de Pato Branco, para o cargo de Assistente Pedagógica, na Secretaria de Educação. Dentre muitas atividades desempenhadas, teve expressiva participação na elaboração do Estatuto do Magistério dos servidores públicos do município de Pato Branco.
Em 1993, o então prefeito Delvino Longhi, a nomeou para o cargo de presidente da Fundação de Ensino Superior de Pato Branco (Funesp), para praticar todos e quaisquer atos necessários à extinção da Fundação e incorporação ao Centro Federal Tecnológico do Paraná (Cefet). Laurinha acompanhou em Brasília-DF a assinatura do contrato de incorporação da Funesp ao Cefet/PR.
Comentários estão fechados.