Itens de decoração, já são encontrados por boa parte de comércio
Grandes eventos movimentam o final de 2022. E as celebrações de 2022 serão marcadas por serem as primeiras sem as restrições impostas dos últimos anos.
Assim, com a proximidade de dezembro, as datas do Natal e Ano Novo, acabam por movimentar o varejo. Com isso, diversos pontos do comércio começam a se preparar para uma das épocas mais movimentadas do ano. Em Pato Branco, é possível perceber a movimentação de lojas trazendo para suas vitrines itens alusivos ao Natal e Ano Novo.
A pouco mais de 50 dias do Natal, pisca-pisca, presépios, bolas decorativas, árvores, guirlandas, papais-noéis dos mais variados tamanhos, são itens fáceis de serem encontrados. Assim, como bonecos de neves, almofadas, ursos e assessórios tanto para humanos como para pets, como gorros.
Tem estabelecimento que já vem se preparando há muito tempo, e desde julho já vinha registrando uma movimentação dos clientes em busca de itens de decoração, como também tem aqueles que tradicionalmente se iluminam, mas que somente após o feriado de 15 de novembro é que vão expor uma maior quantidade de itens decorativos.
Mas, o que importa mesmo é que o comércio está preparado para a data, que alegra adultos e principalmente crianças.
A expectativa para as festividades é grande e, de acordo com o presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco (Sindicomércio), Ulisses Piva, a expectativa de crescimento das vendas para esse ano gira em torno de 5% em relação ao ano de 2021.
O presidente afirma que ao longo de 2022, os índices de venda estão inferiores ao nível desejado. “Inclusive, nos últimos meses, o desempenho é negativo”, aponta.
De acordo com a pesquisa liberada pelo Fecomércio na última quinta-feira (27), o acumulado entre janeiro e agosto de 2022 nas vendas no Sudoeste do Paraná representam apenas 0,31%. Já a comparação entre o mês de agosto de 2021 e agosto de 2022 aponta o índice de vendas em -1,21% no Sudoeste.
“O comércio local está se reinventando para que tenhamos uns números melhores, pois com a queda do poder aquisitivo o comércio varejista sente mais o impacto”, destaca Ulisses.
Campanha
Para potencializar e aumentar as vendas de final de ano dos varejistas, o Sindicomércio dará início no próximo mês a campanha “Pato Branco – 70 anos, 70 prêmios”. A iniciativa do Sindicomércio, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), é exclusiva para associados das duas entidades.
Em alusão aos 70 anos de Pato Branco, serão sorteados 70 prêmios no dia 24 de dezembro, na praça Presidente Vargas. Três carros VW Gol e três motos Honda são os destaques da premiação, que ainda terá 20 televisores, smartphones, mais aparelhos de micro-ondas, fogões a gás e bicicletas, entre outros.
De acordo com o presidente do Sindicomércio, os preparativos para dar início a campanha estão finalizados. “Tivemos uma adesão muito grande, número de empresas superaram as anteriores, inclusive com a gratuidade para os associados da nossa entidade”, afirma.
A distribuição dos cupons terá início no dia 12 de novembro e prosseguirá até 24 de dezembro, data em que os 70 prêmios serão sorteados. A cada R$ 70 em compras nas lojas identificadas, os clientes terão direito a um cupom.