Atletas da região estiveram, neste sábado (21), no Complexo Esportivo Frei Gonçalo [quadra externa do Ginásio Dolivar Lavarda], em Pato Branco, onde foi disputada a etapa Sudoeste do Campeonato Paranaense de Basquete 3×3 — evento promovido pela Federação Paranaense de Basketball, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e o Pato Basquete.
Ao todo, nove equipes se inscreveram para a competição [dos municípios de Palmas, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco], divididas nas categorias Sub-18, Sub-23 e Aberto/Adulto. Contudo, três não compareceram.
As equipes, que ficaram em primeiro e segundo lugares, garantiram com os resultados vagas para a etapa final, que ocorrerá no dia 19 de setembro, em Ponta Grossa, onde irão competir contra os finalistas das regionais realizadas em Londrina, Toledo e São José dos Pinhais.
Conforme o secretário de Esporte, Alexandre Zoche, o objetivo dessa parceria é incentivar para que essa modalidade também seja fomentada no município e região.
“Temos a equipe profissional de basquete na NBB. Então a nossa intenção é que essa modalidade tenha adeptos”, afirma, completando que o Município está concluindo duas praças esportivas, as quais terão tabelas de basquete como forma de fomentar essa modalidade.
Audir Xavier de Almeida, árbitro da Federação, esteve na competição juntamente com colegas José Vinícius, Kauane e Naiane. Ele lembra que essa modalidade agora também faz parte dos jogos olímpicos.
Para ele, esse tipo de competição “é uma forma de motivar tanto quem é atleta, como o ex-atleta que estava parado, a ter vontade de voltar a jogar e se divertir”.
O diretor-executivo do Pato Basquete, Paulinho Stefani, esteve presente na competição. Ele afirma que essa modalidade tem grande potencial, “em um futuro não muito distante. Por isso, a importância de parcerias como essa, para fomentá-la e oportunizar uma competição a nível estadual, iniciando com essa regional”.
Como funciona
O jogo de basquete 3×3 é mais rápido que o convencional, com duração de dez minutos ou 21 pontos. “Pode parecer poucos pontos ou pouco tempo, mas é um jogo muito mais físico e dinâmico que o basquete de quadra, 5×5. Porque, como ocorre em meia quadra, em uma mesma tabela, não tem tempo de transição. Então é muito intenso”, explica Jonas Pedro Mackievicz, atleta e um dos organizadores.
Ele diz que em Pato Branco e região há um público maior do basquete 3×3. “Entretanto, ainda há um pouco de receio devido à pandemia. Por mais que todos tenhamos feito teste rápido antes da competição, homologado pela Vigilância de Pato Branco, e seguimos todos os protocolos. Mas nas próximas oportunidades tende a crescer a quantidade de participantes”.
Mackievicz conta que na final do Paranaense, em Ponta Grossa, campeão e vice de cada modalidade se classificará para jogar a Sul-Brasileira, no mês de outubro, na qual competirão os campeões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em Itapema. Com isso se definirá quem irá disputar com as outras regiões do país o campeonato Brasileiro, previsto para ocorrer em dezembro deste ano, na Bahia.
Classificação do Campeonato Paranaense 3×3 2021 – Etapa Sudoeste Pato Branco
– Categoria Sub-18 Masculino
Campeão: Dodi Academia (Pato Branco)
Vice: Phoenix (Dois Vizinhos)
– Categoria Sub-23 Masculino
Tang Team (Pato Branco), que conquistou vaga direta para a final, por ser a única inscrita
– Categoria Aberto Masculino
Campeão: Mecânica Missio (Pato Branco)
Vice: Mamba Green (Pato Branco)
3° lugar: Flamers (Pato Branco)
Comentários estão fechados.