Nos próximos dias 25 e 26 de março, Pato Branco vai sediar a segunda etapa do Campeonato Paranaense de Trap Americano, uma das várias modalidades de tiro esportivo. A competição será realizada na estrutura do Clube de Tiro Pato Branco (CTPB), e deverá contar com a participação de pelo menos 70 atiradores de todo o Paraná. A competição é promovida pela Federação Paranaense de Tiro Esportivo, com articulação local do CTPB. De acordo com André Brugnara Soares, vice-presidente do CTPB, o trap americano é uma competição de tiro ao prato. Em linhas gerais, o competidor precisa acertar o objeto lançado ao ar por um equipamento automático. O armamento utilizado é a espingarda calibre 12. O atirador com maior de número de acertos vence a competição. Segundo Soares, haverá disputas de 50 e 100 lançamentos, nas categorias masculino e feminino, sênior e juvenil. Dentro das categorias os competidores são organizados em classes de habilidade, para promover disputas equiparadas.
A competição terá premiação para os melhores competidores na etapa, que conta pontos para o restante do Campeonato Paranaense. Outras etapas serão realizadas ao longo do ano em várias cidades do Paraná. Os competidores com os melhores resultados nas etapas conquistam o título estadual. Neste sábado (12), em Francisco Beltrão, será realizada a primeira etapa da Copa Sudoeste de Trap Americano, iniciativa do CTPB, em conjunto com o clube Magnum, de Francisco Beltrão, e o Clube de Tiro Campos de Palmas. A intenção é criar uma competição regional para incentivar principalmente a inclusão de atiradores menos experientes em torneios. A Copa Sudoeste premiará com medalhas os cinco atletas com o melhor desempenho nas modalidades 50 e 100 lançamentos, masculino e feminino, sênior e juvenil.
Podem participar dos torneios colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) com todas as documentações e registros em situação regular. Para participar do Campeonato Paranaense também é necessário ser federado à Federação Paranaense de Tiro Esportivo. Informações sobre inscrições estão disponíveis no site do CTPB (www.ctpb.org.br). Ambas as competições serão abertas ao público, que pode assistir as competições de forma gratuita. O Clube de Tiro Pato Branco foi fundado em 1998 e conta com aproximadamente 170 membros. Até meados de 2012, as práticas eram realizadas no estande de tiro da Polícia Militar. Hoje o clube possui uma área própria, no interior de Pato Branco. Além da prática do tiro esportivo, o clube também mantém parceria com as forças de segurança, que praticam na estrutura do CTPB, além de realizar ações em benefícios de entidades assistenciais.